INTERDISCIPLINARY PRACTICES IN HIGHER EDUCATION: DILEMMAS AND STUDIES IN THE AREAS OF LANGUAGES AND ARTS

Authors

  • Jairo de Araujo Lopes
  • Elizabeth Adorno de Araújo

Keywords:

Higher Education, Teaching Languages and Arts, Interdisciplinarity, Interdisciplinary Approach

Abstract

Este artigo tem por pretensão discutir as concepções sobre interdisciplinaridade e as práticas pedagógicas interdisciplinares no âmbito do ensino superior, mais especificamente nas áreas de Letras e Artes. Após estudo análogo em Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, buscamos, nas novas áreas, caminhos para uma orientação sobre práticas interdisciplinares no contexto da educação superior, sob hipótese de que tais práticas pudessem aí ocorrer de forma mais freqüente, natural e organizada, contribuindo para o repensar das concepções e práticas educativas em todos os campos do conhecimento. Para isso, considerou-se a opinião de três docentes e pesquisadores em ensino de Letras e de cinco da área de Artes sobre como concebem a interdisciplinaridade e como ocorrem aí as práticas interdisciplinares na formação superior. O estudo das falas, em confronto com as teorias sobre o tema, fornece uma perspectiva crítica de superação de fronteiras entre concepções, práticas pedagógicas e condições de desenvolvimento de uma abordagem interdisciplinar.

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References

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Published

2005-11-30

How to Cite

Lopes, J. de A., & Araújo, E. A. de. (2005). INTERDISCIPLINARY PRACTICES IN HIGHER EDUCATION: DILEMMAS AND STUDIES IN THE AREAS OF LANGUAGES AND ARTS. Revista De Educação PUC-Campinas, (19). Retrieved from https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/235

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