Educação e cidadania no Brasil: exploração e recorrências

Autores

  • Lilian Tatiane Candia de Oliveira Universidade Estadual de Maringá,

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n2a1977

Palavras-chave:

Cidadania, Cidadania no Brasil, História da cidadania, Política educacional

Resumo

Este estudo intenta evidenciar, a partir da literatura especializada, como a cidadania foi privilegiada no Brasil ao longo do tempo e nas normativas educacionais contemporâneas que pressupõem a formação para o exercício da cidadania. O texto foi dividido em três eixos: (a) educação e cidadania: contexto histórico, (b) cidadania no contexto democrático e (c) cidadania multifacetada e normativas educacionais, e, por fim, expõe as considerações finais. A discussão textual evidencia que os debates contemporâneos apresentam distintas compreensões sobre o termo que afeta diretamente a formação para o exercício da cidadania conforme preconizado pela legislação vigente.

Palavras-chave: Cidadania. Cidadania no Brasil. História da cidadania. Política educacional.

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Biografia do Autor

Lilian Tatiane Candia de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá,

Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação. Av. Colombo, 5.790, Jd. Universitário, 87020-900, Maringá, PR, Brasil. E-mail: <lilian.candia@hotmail.com>.

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Publicado

2015-11-09

Como Citar

Oliveira, L. T. C. de. (2015). Educação e cidadania no Brasil: exploração e recorrências. Revista De Educação PUC-Campinas, 20(2), 167–175. https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n2a1977