DO ANTIGO PRIMÁRIO À UNIVERSIDADE, A ESCOLA DE ANTIGAMENTE NUNCA FOI DE BOA QUALIDADE

Autores

  • Newton Cesar BALZAN

Resumo

Comentar sobre o passado, quando este passado é parte integrante de nossas próprias vidas, obrigatoriamente nos leva à parcialidade no julgamento daquilo que aconteceu. Vemos a nós mesmos e toda rede de experiências e vivências pelas quais passamos com nosso próprio olhar, às vezes um tanto embaça­ do por falta de clareza, às vezes colorido demais pelas fantasias que foram se misturando com aquilo que de fato ocorreu.

Ao falar da Escola de Antigamente, partindo de minhas próprias experiências, corro uma série de riscos: falar a partir de minha própria ótica, sendo obrigatoriamente subjetivo no julga­ mento que faço dessa escola; tendo a fazer um estudo de caso fundamentado em história de vida que, no caso, é constituída pelas minhas próprias experiências, sendo as conclusões, por isso mesmo, impossíveis de generalizações

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AROUCA, Lucília S. e DESTRO, Martha R.P. Hermenêutica e histórias de vida. ln:Revista da Universidade São Francisco, Bragança Paulista, Vol.5, (9), 1987, 83-92.

DOMINICÉ, Pierre. La Biographie Educative: lnstrument du Recherche, in Education et Recherche, (4), 1982.

GOODSON, lgor F. (Ed) Studying Teachers' Líves. London, Routledge, 1992.

KIRB, Dan and KUYKENDALL, Carol. Mind Matters- Teaching for Thinking, Portsmouth, New Hampshire, Boyton/Cook Publishers lnc., 1991.

NADAI, Elza. Educação como apostolado: his­ tória e reminiscências (1930-1970). Tese de Livre-Docência, USP, 1991.

PINEAU, GastonProduiresa Vie:Auto-formation et Autobigraphie. Montreal, E. Saint-Martin, 1983.

SPRADLEY, James P. and McCURDY, David

W. The Cultural Experience -Ethnography in Complex Society. Chicago, Science Research Associates Orne;. 1972.

Downloads

Publicado

1998-06-30

Como Citar

BALZAN, N. C. (1998). DO ANTIGO PRIMÁRIO À UNIVERSIDADE, A ESCOLA DE ANTIGAMENTE NUNCA FOI DE BOA QUALIDADE. Revista De Educação PUC-Campinas, 1(4). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/12132

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA