Herança cultural e trabalho pedagógico familiar: estudo a partir de rendimento escolar elevado

Autores

  • Ricardo José Mezzomo

Palavras-chave:

Rendimento Escolar, Estratégias Educativas, Excelência Escolar

Resumo

Este artigo aborda os resultados de uma pesquisa que objetiva compreender e identificar algumas estratégias educativas em famílias cuja prole possui elevado rendimento escolar. A investigação utilizou questionários e entrevistas com pais e estudantes de um colégio particular da cidade de Blumenau - SC. As análises revelam, dentre outros indicativos, o intenso acompanhamento materno; a leitura e a escrita incentivadas desde a infância; a disciplina nos estudos em casa; o incentivo familiar para se obter excelentes notas e o alto investimento na educação escolar dos filhos. Um dos propósitos deste artigo é oferecer alguns subsídios para o debate sobre os valores agregados nessas famílias, bem como explicitar os mecanismos por elas mobilizados para atingir o rendimento escolar elevado.

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Publicado

2008-11-30

Como Citar

Mezzomo, R. J. (2008). Herança cultural e trabalho pedagógico familiar: estudo a partir de rendimento escolar elevado. Revista De Educação PUC-Campinas, (25). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/104

Edição

Seção

Artigos