A avaliação no projeto correção de fluxo: sob a ótica dos docentes e estudantes

Autores/as

  • Valderice Cecília Limberger Rippel

Palabras clave:

Avaliação, Ensino/Aprendizagem, Classes de Aceleração

Resumen

O intuito deste estudo é discutir a avaliação realizada no Projeto Correção de Fluxo desenvolvido no estado do Paraná. Busca-se analisar as vantagens e limites sob a ótica dos egressos e dos docentes que participaram do programa. Salienta-se que é imprescindível discutir essa temática, de vez que, nos projetos dessa natureza, ciclos, progressão continuada, classes de aceleração a avaliação assumem centralidade quando o foco em pauta deveria ser a qualidade da educação. Alerta-se que é imperativo proporcionar aos docentes subsídio teórico sobre avaliação, pois apenas retirar a avaliação formal para evitar a retenção/exclusão não garante a aprendizagem/inclusão dos estudantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

CAPPELLETTI, I. F.; ABRAMOWIC, M. Fios e tramas: a complexidade da avaliação. In: CAPPELLETTI I. F. (Org.). Avaliação educacional: fundamentos e práticas. São Paulo: Articulação Universidade/Escola, 1999. p. 85-120.

CENPEC. Material de apoio e capacitação docente para as classes de aceleração: Projeto Correção de Fluxo SEED/SP. São Paulo:

CENPEC, 1997. 11 p.

FREITAS, L. C. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas, São Paulo: Papirus, 1995.

___. Ciclos, seriação e avaliação: confrontos de lógicas. São Paulo: Moderna, 2003.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1995.

PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens. Entre duas lógicas. Porto Alegre: Armed, 1999.

RIPPEL, V. C. L. Os caminhos da educação – projeto correção de fluxo: um estudo de caso de Toledo, Paraná. Dissertação (Mestrado em Educação). Campinas: PUC-Campinas, 2002.

___. Avaliação de política pública: o itinerário dos egressos do Projeto Correção de Fluxo em Toledo, Paraná. Tese (Doutorado em Educação) Campinas; UNICAMP, 2007.

ROMÃO, J. E. Avaliação: exclusão ou inclusão? Eccos Revista Científica, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 43-59, jun. 2002.

SAMPAIO, M. das M. F.; RIBEIRO, M. J. R. Coerência entre avaliação e organização do currículo. Ensinar e aprender: reflexão e criação. São Paulo: CENPEC, v. 3. p. 12-16, 1998.

SORDI, M. R. L. Usos e desusos da avaliação na contemporaneidade. Pró-Posições. Campinas: FE/Unicamp, v. 9, n. 3 (27), p. 42-51, 1998.

___. A avaliação da aprendizagem universitária em tempos de mudanças: a inovação ao alcance do educador comprometido.

In: VEIGA, I. P. A.; CASTANHO, M. E. L. (Org.). Pedagogia Universitária: a aula em foco. Campinas: Papirus, 2000. p. 231-248.

Publicado

2008-11-30

Cómo citar

Rippel, V. C. L. (2008). A avaliação no projeto correção de fluxo: sob a ótica dos docentes e estudantes. Revista De Educação PUC-Campinas, (25). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/96

Número

Sección

Artículos