Reflexões acerca de uma proposta para o ensino de Probabilidade envolvendo o jogo campo minado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8463

Palavras-chave:

Ensino de Probabilidade, Campo Minado, Educação Estatística, Educação Matemática

Resumo

O objetivo do presente artigo é apresentar e discutir uma proposta para o ensino de Probabilidade envolvendo o jogo campo minado. A proposta leva em consideração a perspectiva da pesquisa qualitativa e possui duas atividades que partem da valorização do processo de experimentação, da preocupação com o desenvolvimento do pensamento probabilístico e do raciocínio lógico. Na primeira atividade apresentada e discutida são analisadas quatro possíveis jogadas. Por meio das informações oferecidas na comanda da atividade, espera-se conduzir o aluno à conclusão de que a melhor jogada possível é a D. Nessa atividade, o conceito de Probabilidade não é definido formalmente, mas por meio da experimentação, de forma empírica. Já na segunda atividade proposta, evidencia-se uma possível abordagem para o conceito de eventos e suas classificações no âmbito da Probabilidade. Na segunda atividade, também, é explorada a noção de frequência relativa. Após o processo de apresentação de cada uma das atividades, é realizada uma discussão dos aspectos conceituais e procedimentais presentes em cada uma delas. Cabe destacar que a proposta se apresenta com a intenção de contribuir com espaços de formação de professores e, também, com os processos de ensino e de aprendizagem de Probabilidade e Estatística no ensino médio.

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Biografia do Autor

Luhan Antônio Lopes Leocádio, Universidade Federal de Ouro Preto

Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Departamento de Educação Matemática.

Douglas da Silva Tinti, Universidade Federal de Ouro Preto

Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Departamento de Educação Matemática.

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Publicado

2023-11-14

Como Citar

Leocádio, L. A. L., & Tinti, D. da S. (2023). Reflexões acerca de uma proposta para o ensino de Probabilidade envolvendo o jogo campo minado. Revista De Educação PUC-Campinas, 28. https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8463

Edição

Seção

Dossiê Práticas Pedagógicas e Processos Educativos em Educação Estatística