Literacia estatística crítica versus as comunicações nas mídias sociais

Autores/as

  • Igor Gabriel Santos de Sousa Universidade Federal de Uberlândia, Departamento de Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática https://orcid.org/0000-0002-7612-7505
  • Leandro de Oliveira Souza Universidade Federal de Uberlândia, Departamento de Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática https://orcid.org/0000-0003-1626-0766

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8392

Palabras clave:

Análise de informação, Investigação estatística, Letramento estatístico, Pensamento crítico, Sala de aula

Resumen

Estudos relacionados à educação estatística mostram que a aprendizagem voltada para o conteúdo de estatística necessita de uma abordagem que vá além dos cálculos procedimentais. É preciso que haja reflexões e um preparo perceptivo a partir de contextos reais para a formação cidadã. Partindo desse pressuposto, neste recorte de pesquisa de mestrado teve-se por objetivo analisar as contribuições acerca da literacia estatística crítica, com base em uma atividade pedagógica construída a partir de dados divulgados nas mídias sociais e realizada em ambiente escolar com alunos do terceiro ano do Ensino Médio. A pesquisa tem característica de observação participante, na qual o primeiro autor deste artigo cumpriu o papel de professor e pesquisador. Como fundamentação, o estudo pautou-se no quadro teórico acerca da literacia estatística crítica. Para a investigação, foi exposto aos estudantes o trecho de uma narrativa publicada em um canal do Youtube® por um conhecido jornalista brasileiro. No vídeo, o jornalista comparava o número de óbitos no Brasil entre os anos de 2019 e 2020. Dados foram coletados por videogravação, diário de bordo e pelos textos elaborados por esses alunos ao final da investigação. A análise dos dados indica que o trabalho na perspectiva da literacia estatística crítica desenvolve criticidade acerca de assuntos que permeiam o cotidiano dos estudantes e auxilia-os a construir suas percepções acerca da responsabilidade de atuação em sociedade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Ben-zvi, D.; Garfield, J. Statistical literacy, reasoning, and thinking: goals, definitions, and challenges. In: Ben-zvi, D.; Garfield, J. The challenge of developing statistical literacy reasoning and thinking. Dordrecht: Springer-Science, Business Media, 2004. p. 3-15.

Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília: MEC, 2018.

Brasil. Portal da Transparência. Registros. São Paulo: ArpenBR, [entre 2019 e 2022]. Disponível em: https://transparencia.registrocivil. org.br/registros. Acesso em: 25 set. 2022.

Cazorla, I. M.; Castro, F. C. O papel da estatística na leitura do mundo: o letramento estatístico. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, v. 16, n. 1, p. 45-53, 2008.

Freire, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

Gal, I. Adults’ statistical literacy: meanings, components, responsibilities. International Statistical Review, v. 70, n. 1, p. 1-25, 2002.

Garfield, J. B.; Gal, I. Assessment and statistics education: current challenges and directions. International Statistical Review, v. 67, n. 1, p. 1-12, 1999.

Kleine, M. R. E. Texto jornalístico e estatística: insubordinação criativa com alunos do ensino médio. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 10, n. 1, p. 151-161, 2020.

Lopes, C. Tessitura possível entre letramento estatístico, pensamento crítico e insubordinação criativa. In: Monteiro, C. E. F; Carvalho, L. M. T. L. Temas emergentes em letramento estatístico. Recife: UFPE, 2021. p. 60-87.

Lopes, C.; Souza, L. O. Aspectos filosóficos, psicológicos e políticos no estudo da Probabilidade e da Estatística na Educação Básica. Educação Matemática Pesquisa, v. 18, n. 3, p. 1465-1489, 2016.

Mónico, L. et al. A observação participante enquanto metodologia de investigação qualitativa. Ciaiq, v. 3, p. 724-733, 2017.

Rodrigues, B. M. B.; Ponte, J. P. M. Desenvolvimento do conhecimento didático de professores em Estatística: uma experiência formativa. Revista de Educação Matemática, v. 28, p. 1-20, 2020.

Skovsmose, O. Desafios da reflexão em educação matemática crítica. Campinas: Papirus, 2008.

Souza, L. O.; Araújo, J. L. O fenômeno das fake news: formação de crenças sob a ótica pragmatista e a Educação Matemática. Acta Scientiae, v. 24, n. 1, p. 1-29, 2022.

Souza, L. O.; Lopes, C. E.; Fitzallen, N. Creative insubordination in statistics teaching: possibilities to go beyond statistical literacy. Statistics Education Research Journal, v. 19, n. 1, p. 73-91, 2020.

Torres, C. A bíblia do marketing digital: tudo que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. 2. ed. São Paulo: Novatec Editora, 2009.

Wallman, K. K. Enhancing statistical literacy: Enriching our society. Journal of the American Statistical Association, v. 88, n. 421, p. 1-8, 1993.

Weiland, T. Problematizing statistical literacy: an intersection of critical and statistical literacies. Educational Studies in Mathematics, v. 96, n. 1, p. 33-47, 2017.

Wild, C. J.; Pfannkuch, M. Statistical thinking in empirical enquiry. International Statistical Review, v. 67, n. 3, p. 223-248, 1999.

Wild, C. J.; Utts, J. M.; Horton, N. J. What is statistics? In: Ben-Zvi, D.; Makar, K.; Garfield, J. International handbook of research in statistics education. Cham: Springer, 2018. p. 5-36.

Publicado

2023-04-10

Cómo citar

Sousa, I. G. S. de ., & Souza, L. de O. (2023). Literacia estatística crítica versus as comunicações nas mídias sociais. Revista De Educação PUC-Campinas, 28. https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8392

Número

Sección

Dossiê Práticas Pedagógicas e Processos Educativos em Educação Estatística