Proposição para superação do ensino empírico do conceito estatístico de média no Ensino Superior

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DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8266

Palabras clave:

Educação estatística, Lousa digital, Média aritmética, Modo davydoviano, Teoria da atividade

Resumen

Este artigo apresenta um recorte de um estudo que visa o desenvolvimento de tarefas elaboradas com base no modo davydoviano de organização de ensino. Essas tarefas têm por objetivo promover a busca pela relação universal do conceito estatístico de média, divergindo dos métodos tradicionais encontrados nas literaturas. A delimitação ocorreu para duas tarefas particulares de um conjunto de tarefas desenvolvidas em uma pesquisa no âmbito de um programa de mestrado em Educação. Essas tarefas estão fundamentadas na Teoria da Atividade e nos estudos de Davýdov, organizadas para o ensino do conceito de média ao nível superior, com uso de lousa digital. A partir das análises realizadas, constata-se que o conceito de média se materializa a partir da determinação da igualdade entre grandezas, sendo essa a sua relação fundamental.

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Publicado

2023-04-10

Cómo citar

Sebastião, D., Giacomazzo, G. F., Burigo, L. S. M., & Freitas, D. de. (2023). Proposição para superação do ensino empírico do conceito estatístico de média no Ensino Superior. Revista De Educação PUC-Campinas, 28. https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8266

Número

Sección

Dossiê Práticas Pedagógicas e Processos Educativos em Educação Estatística