O construtivismo no programa de formação de professores alfabetizadores

significados, estratégias pedagógicas e objetivos políticos-econômicos

Autores/as

  • Géssica Priscila Ramos Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v0n28a74

Palabras clave:

Construtivismo, PROFA, Política educacional

Resumen

A análise proposta neste artigo pretende iniciar uma discussão sobre os significados, as estratégias pedagógicas e os objetivos político-econômicos que embasam a defesa oficial do construtivismo na política educacional brasileira após 1995. Para tanto, foca-se o Programa de Formação de Professores Alfabetizadores, criado pelo Ministério da Educação em 2000, e constata-se que: 1) o construtivismo é veiculado neste programa como um novo e superior modelo educacional, adequado para a sociedade atual; 2) variadas estratégias são utilizadas para convencer o professor cursista a assumir o construtivismo em sua prática pedagógica; 3) a concepção construtivista defendida oficialmente, por sua natureza pedagógica flexível, mostra-se coerente ao princípio da racionalização de verbas públicas presente na Reforma do Estado Brasileiro dos anos 1990 ao possibilitar a minimização de mecanismos custosos como reprovação, evasão e fracasso escolar.

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Biografía del autor/a

Géssica Priscila Ramos, Universidade Federal de São Carlos

Professora, Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Educação. Rod. Washington Luís, km 235, SP-310, 13565-905, São Carlos, SP, Brasil. E-mail: <gessicaramos@ufscar.br>.

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Publicado

2010-06-30

Cómo citar

Ramos, G. P. (2010). O construtivismo no programa de formação de professores alfabetizadores: significados, estratégias pedagógicas e objetivos políticos-econômicos. Revista De Educação PUC-Campinas, (28), 69–78. https://doi.org/10.24220/2318-0870v0n28a74

Número

Sección

Artículos