Desafios enfrentados pelos gestores iniciantes do Programa Ensino Integral do estado de São Paulo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5498

Palabras clave:

Educação básica, Educação integral, Ensino integral, Escola pública, Gestão escolar

Resumen

Este artigo intenciona apresentar os resultados de um estudo que envolveu três escolas públicas da rede estadual paulista que aderiram ao Programa Ensino Integral no município de Presidente Prudente. Participaram seis membros iniciantes da equipe de gestão escolar (diretora, vice-diretor(a) e professor coordenador geral). Teve como objetivo compreender os desafios enfrentados na prática pelos gestores iniciantes do Programa Ensino Integral do estado de São Paulo. O referencial norteador que sustentou a produção se vale dos estudos relacionados à gestão escolar e ao ensino integral. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos instrumentos de coleta de dados foram o questionário e a entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi orientada pela abordagem descritivo-interpretativa. Os resultados evidenciaram que os principais desafios enfrentados pelos iniciantes concernem aos seguintes aspectos: financeiro, burocrático, à insuficiência da parceria família-escola, à necessidade de formação continuada para o exercício do cargo/função e à aprendizagem dos estudantes.

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Biografía del autor/a

Renan Moreira Ulloffo, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Faculdade de Ciências e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Educação.

Adriana Locatelli França, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Faculdade de Ciências e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Educação.

Renata Portela Rinaldi, Universidade Estadual Paulista, “Júlio de Mesquita Filho”

Faculdade de Ciências e Tecnologia, Departamento de Educação.

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Publicado

2022-11-30

Cómo citar

Moreira Ulloffo, R., Locatelli França, A., & Portela Rinaldi, R. (2022). Desafios enfrentados pelos gestores iniciantes do Programa Ensino Integral do estado de São Paulo. Revista De Educação PUC-Campinas, 27, 1–18. https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5498

Número

Sección

Artículos