Transvendo a rotina: espaço-tempo e cotidiano na Educação Infantil

Autores/as

  • Natália de Borba Nunes Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Programa de Pós- -Graduação em Educação Física https://orcid.org/0000-0001-5806-3483
  • Maria Cecília da Silva Camargo Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Programa de Pós- -Graduação em Educação Física https://orcid.org/0000-0002-5542-4009
  • André da Silva Mello Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação Física e Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física https://orcid.org/0000-0003-3093-4149

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5436

Palabras clave:

Brincadeiras, Infância, Interações na escola, Rotina escolar

Resumen

Este artigo apresenta os tensionamentos entre rotina e cotidiano em uma turma de Educação Infantil de uma escola municipal da região central do Rio Grande do Sul. Definiu-se como objetivo compreender o processo pelo qual o cotidiano se manifesta nas rotinas escolares através das transformações protagonizadas pelas crianças. As observações participantes e registros produzidos em campo durante as interações com os sujeitos da pesquisa evidenciaram que as crianças transformam a rotina pedagógica através de brincadeiras e interações não previstas. Essas rupturas protagonizadas pelas crianças conflitam com a organização dos espaços-tempos pensados por adultos na rotina funcional da escola, gerando dissonância de interesses. Dentre os resultados obtidos, destacam-se a delicada relação entre os espaços-tempos adultos e infantis no cotidiano da Educação Infantil, além do velado apressamento para os processos de  afabetização, que dificultam uma escuta sensível que
acolha as contribuições das crianças e suas múltiplas expressões.

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Publicado

2022-05-17

Cómo citar

Nunes, N. de B., da Silva Camargo, M. C. ., & da Silva Mello, A. (2022). Transvendo a rotina: espaço-tempo e cotidiano na Educação Infantil. Revista De Educação PUC-Campinas, 27, 1–13. https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5436

Número

Sección

Artículos