Perspectivas inclusivas do bebê hidrocéfalo na educação infantil

Autores/as

  • Rogério Drago Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v0n29a54

Palabras clave:

Educação infantil, Inclusão escolar, Infância

Resumen

Este estudo tem como objetivo entender como se dá a inclusão do bebê com deficiência na educação infantil a partir das relações estabelecidas entre adulto-criança e criança-criança. É um estudo qualitativo baseado na perspectiva da pesquisa exploratória, envolvendo entrevistas com profissionais de dois centros de educação infantil pertencentes ao sistema municipal de ensino de Vitória (ES) e observação de salas de educação infantil com bebês portadores de deficiência. Os dados mostram que a educação infantil ainda é entendida como espaço para cuidado, sem o caráter dialético que envolve o educar e o cuidar. Essa característica muda de espaço para espaço, dependendo das concepções dos profissionais da educação infantil, acerca da criança, infância e inclusão. As entrevistas mostram uma ambiguidade em relação às duas realidades observadas, onde uma assume a característica inclusiva e a outra que a escola comum não está preparada para receber crianças que requeiram cuidados e educação especial.

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Biografía del autor/a

Rogério Drago, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor Doutor, Universidade Federal do Espírito Santo, Programa de Pós-Graduação em Educação. Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, 29075-910, Vitória, ES, Brasil. E-mail: <rogerio.drago@gmail.com>.

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Publicado

2010-12-31

Cómo citar

Drago, R. (2010). Perspectivas inclusivas do bebê hidrocéfalo na educação infantil. Revista De Educação PUC-Campinas, (29), 199–209. https://doi.org/10.24220/2318-0870v0n29a54

Número

Sección

Artículos