Filosofia, Sociologia e trabalho: concepção de professores de escolas públicas de Sorocaba | Philosophy, Sociology and work: Sorocaba region public schools’ teachers’ work concepts

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4744

Palabras clave:

Educação. Filosofia. Região Metropolitana de Sorocaba. Sociologia. Trabalho.

Resumen

Este artigo resulta de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, que contou com a aplicação de questionários a 69 professores da Região Metropolitana de Sorocaba. O problema que orientou a pesquisa consistiu em identificar qual é a concepção de trabalho de professores de Filosofia e Sociologia das escolas públicas da referida região. A partir do levantamento dos múltiplos sentidos que o termo trabalho adquire no campo educacional e dos limites apresentados pelas normas legais em vigência, as concepções de trabalho dos professores investigados são apresentadas e analisadas. Considerando a polissemia do conceito de trabalho e a falta de rigor na definição da legislação, as conclusões alcançadas foram três, quais sejam: (a) a indefinição da legislação nacional em relação ao conceito de trabalho abre brechas para que a concepção dos docentes se imponha como diretriz aos processos educativos; (b) entre as concepções mais difundidas de trabalho estão a formação de mão de obra ao mercado, princípio educativo e ação que dignifica o humano, e a primeira delas é majoritária entre os docentes de Filosofia e Sociologia na região de Sorocaba (São Paulo); (c) a efetivação da intenção de pedagogias críticas necessariamente passa por um processo de formação docente que esclareça a noção de trabalho como princípio educativo.

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Biografía del autor/a

Marcos Francisco Martins, UFSCar campus Sorocaba /PPGEd-So

[1] Professor Associado da Universidade Federal de São Carlos – Departamento de Ciências Humanas e Educação, licenciado em Filosofia, mestre e doutor em Educação, Líder do Grupo de Pesquisa Teorias e Fundamentos da Educação, Editor do periódico Crítica Educativa e bolsista PQ-CNPq. ORCID iD: <http://orcid.org/0000-0002-8220-2030>. E-mail: marcosfranciscomartins@gmail.com

Isabelle Karolline Chaves de Oliveira, UFSCar campus Sorocaba / PPGEd-So: mestrado

Licenciada em Pedagogia e mestranda em Educação na Universidade Federal de São Carlos -  Sorocaba. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-7584-6938. E-mail: bellechaves@hotmail.com

Andre Canevalle Rezende, UFSCar campus Sorocaba / PPGEd-So: mestrado

Graduado em Jornalismo e Filosofia, mestrando em Educação na Universidade Federal de São Carlos - Sorocaba. ORCID iD: <https://orcid.org/0000-0002-8018-0763>. E-mail: canevalle@uol.com.br

Naara Gonçalves Alencar, UFSCar campus Sorocaba / Licenciatura em Pedagogia

Graduanda em Pedagogia na Universidade Federal de São Carlos - Sorocaba. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-6778-2818. E-mail: naarah.goncalves@gmail.com

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Publicado

2020-06-03

Cómo citar

Martins, M. F., Oliveira, I. K. C. de, Rezende, A. C., & Alencar, N. G. (2020). Filosofia, Sociologia e trabalho: concepção de professores de escolas públicas de Sorocaba | Philosophy, Sociology and work: Sorocaba region public schools’ teachers’ work concepts. Revista De Educação PUC-Campinas, 25, 1–13. https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4744