Sentido pessoal e atividade docente pela Psicologia Histórico-Cultural | Personal sense and teaching activity of Historic - Cultural Psychology

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4611

Palabras clave:

Educação. Ensino. Professor. Psicologia.

Resumen

 Nesta pesquisa objetivou-se compreender o processo de atribuição de sentido pessoal à atividade docente de professoras da Educação Básica. A Psicologia Histórico- -Cultural figura como referência teórica dessa investigação, fornecendo subsídios para o estudo da constituição do humano por meio da cultura e das relações sociais. Como metodologia, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas realizadas individualmente com três docentes, juntamente com observação e acompanhamento de seus cotidianos de trabalho. O intuito foi compreender o sentido pessoal atribuído à atividade docente estudando o modo como o professor organiza seu trabalho, como compreende seu papel junto à educação, seus alunos e colegas de trabalho, dentre outros fatores relacionados com sua atividade. Diante desta investigação, obteve-se como resultado o sentido pessoal atribuído pelas professoras relacionando-se majoritariamente com a particularidade de suas atuações, ou seja, com o dia a dia escolar. Depreendeu-se que as ações de ensino elaboradas e desenvolvidas pelo docente devem se pautar no sentido pessoal que corresponda à humanização dos sujeitos e à apropriação de conhecimento, ampliando a finalidade da Educação Escolar. Por fim, investigar o sentido pessoal atribuído à atividade docente endossa os estudos para buscar a superação de uma educação construída baseada apenas nas demandas do cotidiano, imediatas, voltando-se para a transformação da realidade e das condições limitadoras do desenvolvimento docente.

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Biografía del autor/a

Camila Turati Pessoa, Universidade Federal de Mato Grosso

Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Departamento de Psicologia.

Nilza Sanches Tessaro Leonardo, Universidade Estadual de Maringá - UEM/PR.

Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Departamento de Psicologia

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Publicado

2020-06-02

Cómo citar

Pessoa, C. T., & Leonardo, N. S. T. (2020). Sentido pessoal e atividade docente pela Psicologia Histórico-Cultural | Personal sense and teaching activity of Historic - Cultural Psychology. Revista De Educação PUC-Campinas, 25, 1–15. https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4611