Livro didático e as Tecnologias de Informação e Comunicação: perspectivas para a Educação Física escolar | Textbooks and Information and Communication Technologies: Perspectives for Physical Education at Schools

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4572

Palabras clave:

Educação Física Escolar. Livro didático. Tecnologias de Informação e Comunicação.

Resumen

O objetivo deste estudo foi verificar as possibilidades que o livro didático de Educação Física apresenta para a inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino dos conteúdos de Atletismo e Dança nas aulas de Educação Física escolar. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com enfoque colaborativo, desenvolvida por meio de três etapas: (1) levantamento diagnóstico (observação das aulas de uma professora de Educação Física do 6º ano); (2) elaboração e implementação de duas unidades didáticas do livro de Educação Física; e (3) avaliação das unidades didáticas do livro didático de Educação Física. Participaram da pesquisa alunos de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental e uma professora da disciplina. Os dados coletados foram transcritos, revistos, organizados e classificados a partir da análise de categorias de codificação. Os resultados indicaram que o livro didático favoreceu a inclusão das tecnologias, colaborando com o ensino dos conteúdos propostos. Conclui-se que as Tecnologias de Informação e Comunicação podem ser ferramentas de apoio pedagógico para ensinar os conteúdos da Educação Física escolar, neste caso a partir de um livro didático, desde que ocorra uma mediação pedagógica por parte do professor.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alison Nascimento Farias, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Possui graduação em Educação Física pela Faculdade Estácio do Ceará (2009), especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Federal do Ceará (2012) e mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho- UNESP/Rio Claro (2018). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Física escolar - SABERES EM AÇÃO, vinculado ao Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará IEFES/UFC. Membro do LABORATÓRIO DE ESTUDOS E TRABALHOS PEDAGÓGICOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA (LETPEF/UNESP). Professor Efetivo da secretaria municipal de Maracanaú/CE.

Fernanda Moreto Impolcetto, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP de Rio Claro (2000), mestrado em Ciências da Motricidade pela UNESP de Rio Claro (2005) e doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela mesma universidade (2012). É professora Assistente Doutora do Departamento de Educação Física da UNESP de Rio Claro, responsável pelas disciplinas de Educação Física escolar I, II e III. É docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (mestrado e doutorado) e do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede. Coordena o grupo de estudos LETPEF (Laboratório de Estudos e Trabalhos Pedagógicos em Educação Física Escolar). Desenvolve pesquisas principalmente na área de Educação Física escolar e Pedagogia do Esporte. 

Citas

Barroso, A.L.R. A utilização de material didático impresso para o ensino de um modelo de classificação do esporte na Educação Física escolar. 2015. 305 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologia) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2015.

Barroso, A.L.R.; Darido, S.C.C. O livro didático na Educação Física escolar: visão de professores e alunos. Pensar a Prática, v.20, n.3, p.488-502, 2017.

Barral, G.L.L. Liga esse celular: pesquisa e produção audiovisual em sala de aula. Revista Fórum Identidades, ano 6, v.12, p.94-117, 2012. Disponível em: http://www.seer.ufs.br/index.php/forumidentidades/article/viewFile/1889/1648. Acesso em: 3 ago. 2018.

Belloni, M.L. O que é mídia-educação. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2005.

Bianchi, P.; Hatje, M. A formação profissional em Educação Física permeada pelas tecnologias de informação e comunicação no centro de Educação Física e desportos da Universidade Federal de Santa Maria. Pensar a Prática, v.10, n.2, p.291-306, 2007.

Bittencourt, C. Livros didáticos de história: práticas e formação docente. In: Dalben, A. et al. (org.). Coleção didática e prática de ensino. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p.544-563.

Bogdan, R.; Biklen, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

Carmo, S.C. O livro como recurso didático no ensino do futebol. 1999. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999.

Choppin, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, v.30, n.3, p.549-566, 2004.

Coelho, P.M.F.; Costa, M.R.M.; Neto, J.A.M. Saber digital e suas urgências: reflexões sobre imigrantes e nativos digitais. Educação e Realidade, v.43, n.3, p.1077-1094, 2018.

Confederação Brasileira de Atletismo. Atletismo: regras oficiais de competicão 2014-2015. Bragança Paulista: CBAT, 2014.

Darido, S.C. et al. Livro didático na Educação Física escolar: considerações iniciais. Motriz, v.16, n.2, p.450-457, 2010.

Desgagné, S. O conceito de pesquisa colaborativa: a ideia de uma aproximação entre pesquisadores universitários e professores práticos. Educação em Questão, v.9, n.15, p.7-35, 2007.

Diniz, I.K.S. Blog educacional para o ensino das danças folclóricas a partir do currículo de Educação Física do Estado de São Paulo. 2014. 215 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2014.

Gemente, F.R.F. Atletismo na Educação Física escolar: a elaboração colaborativa do software atletic. 2015. 214 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Humano) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2015.

Ferreira, H.M.C. A mediação dos dispositivos móveis nos processos educacionais. Revista Teias, v.13, n.30, p.209-226, 2012.

Ferreira, A.F. Os jogos digitais como apoio nas aulas de Educação Física escolar pautadas no currículo do Estado de São Paulo. 2014. 127 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias) –Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2014.

Germano, V.A.C. Educação física escolar e currículo do estado de São Paulo: possibilidades dos usos do celular como recurso pedagógico no ensino do Hip Hop e Street dance. 2015. 159 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2015.

Kenski, V.M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus, 2003.

Kenski, V.M. Tecnologias e tempo docente. Campinas: Papirus, 2013.

Ludke, M.; André, M.E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1994.

Mendes, D.S. Articulações Entre Lazer e Mídia na Educação Física Escolar. Motrivivência, v.20, n.31, p.241-250, 2008.

Minayo, M.C.S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.

Miranda, G.L. Limites e possibilidades das TIC na Educação. Sísifo Revista de Ciências da Educação, n.3, p.41-50, 2007.

Moran, J.M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5. ed. Campinas: Papirus, 2014.

Munakata, K. Livro didático como indício da cultura escolar. História da Educação, v.20, n.50, p.119-138, 2016.

Oliveira, J.S. Professor X TICS: dificuldades ou comodismo? Diálogos Educacionais em Revista, v.3, n.1, p.99-111, 2012.

Prado, C.J.; Carneiro, S.M.M. Livro didático de Geografia: estudo da linguagem cartográfica. Educação e Realidade, v.42, n.3, p.981-1000, 2017.

Prensky, M. Aprendizagem baseada em jogos digitais. São Paulo: Editora Senac, 2012.

Rodrigues, H.A.; Darido, S.C. O livro didático na Educação Física escolar: a visão dos professores. Motriz, v.17 n.1, p.48-62, 2011.

Rosa, R.; Cecílio, S. Educação e o uso pedagógico das tecnologias da informação e comunicação: a produção do conhecimento em análise. Educação em Foco, v.15, n.1, p.107-126, 2010.

Salgado, K.R. Press Start: os exergames como ferramenta metodológica no ensino do atletismo na Educação Física. 2016. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016.

Sancho, J.M. De Tecnologias da Informação e Comunicação a recursos educativos. In: Sancho, J.M.; Hernadéz, F. (org.). Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006. p.15-41.

Zabala, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Publicado

2020-10-21

Cómo citar

Farias, A. N., & Impolcetto, F. M. (2020). Livro didático e as Tecnologias de Informação e Comunicação: perspectivas para a Educação Física escolar | Textbooks and Information and Communication Technologies: Perspectives for Physical Education at Schools. Revista De Educação PUC-Campinas, 25, 1–14. https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4572