A universidade e a estruturação da "cidadania regulada pela estratificação ocupacional do trabalho"

Autores/as

  • Olinda Mara Oliveira

Resumen

O processo histórico que se instalou de 1930 em diante pode ser caracterizado como sendo tanto de crise política quanto de redefinições do desenvolvimento econômico. No interior deste frágil equilíbrio o processo de democratização do Estado acabou apoiando-se em algum tipo de autoritarismo. Este autorita­rismo foi num primeiro momento "insti­tucional" (período da ditadura de Getúlio Vargas, de 1930 a 1945) e num segundo mo­mento "paternalista carismático (pós II Guerra Mundial).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BEISIEGEL, Celso de Rui. "Educação e Sociedade no Brasil após 1930". História Geral da Civili­zação Brasileira (org.) Boris Fausto .São Paulo: Difel, 1986, Vol 11.

CHAUI, M. "A crise da educação brasileira: con­fusão entre privilégio e direito". I Congresso Internacional - qualidade excelência na educação: um encontro entre humanistas e tecnolo­gia., Niterói, l995(texto original).

COLEÇÃO "Retrato do Brasil". São Paulo: Política Editora de Livros. jornais e revistas, s/d, n. 37.

DURHAN, E. "A crise da democracia na Universidade". Revista Ciência Hoje, Yol. 3, jul/ago 1984

FAGUNDES, J. Universidade e Compromisso So­cial. Campinas· Editora da Unicamp, 1986.

GRAMSCI, A. Os lntelect11ais e a Organização da Cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.

GENTIL!, P."Robin llood, e! mercado y otros cucn­ tos de hadas: concentración económica y mo­nopólio dei conoc1miento en el capitalismo pós-fordista". Rio de Janeiro: UFr-, 1993 (texto original).

GERMANO, J.W. Estado Militar e Educação no Brasil (1964-1985). São Paulo: Cortez Editores, 1993.

MACHADO, L.R.dc S. Politecnia, Escola Unitária e Trabalho. São Paulo: Cortez: Autores Asso­ ciados, 1989.

MARX, K. e ENGELS, F. A Crítica da Educação e do Ensino. São Paulo: Moraes Editora, 1978.

NORONHA, O. M. "A constituição da classes tra­balhadora na Primeira República ( 1889-1930): a produção da noção ideológica de trabalho e edu­cação." Revista Proposições. Faculdade de Edu­ cação: Unicamp: Cortez Editora, n. 2,julho 1990.

PAIVA, V. "Extensión universitária en Brasil" Nueva Sociedad. San José, nov/dez, 1974.

PAOLI, Maria Célia. "O trabalhadores urbanos na fala dos outros". Cultura e identidade Operária. (org.) José Sérgio Leite Lopes. Rio de Janeiro: UFRJ; Museu Nacional; Marco Zero; Proed, 1987.

RIBEIRO, Sérgio Costa e PAIVA, Vanilda. "Autoritarismo Social e Educação". Educação e Sociedade. Campinas: CEDES/Papirus, 1995.

SANTOS, W.G. dos. Cidadania e .Justiça: a política social na ordem brasileira. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1987.

SAVIANI, D. Ensino Público e Algumas Falas sobre Universidade. São Paulo: Cortez Editora, 1984.

SINGER, Paul. "Interpretação do Brasil: uma experiência histórica de desenvolvimento". História Geral da Civili=ação Brasileira. (org) Boris Fausto. Vol. l. São Paulo: Difel, 1986.

XAVIER, M.E.S.P. Capitalismo e Escola no Brasil. Campinas: Papirus, 1990.

XAVTER, M.E.S.P. História da Educação: a escola no Brasil. São Paulo: FTD, 1994.

WALLERSTEIN, I. El capitalismo histórico. Bue­nos Aires: Siglo Aires, 1984.

Publicado

1997-07-31

Cómo citar

Oliveira, O. M. (1997). A universidade e a estruturação da "cidadania regulada pela estratificação ocupacional do trabalho". Revista De Educação PUC-Campinas, 1(2). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/456

Número

Sección

Artículos