Psicopedagogia: aspectos históricos e desafios atuais

Autores/as

  • Maria Regina Peres

Resumen

As primeiras idéias sobre psicopedagogia, segundo consta de literaturas específicas, são originárias da França, por volta da década de 40. Nesta época, a Europa se mobilizava em estudar as possíveis influências de origem orgâ­nica no comprometimento do sucesso escolar.
Assim, unidos por objetivos comuns, mé­dicos e educadores passaram a desenvolver um trabalho conjunto de pesquisa no sentido de diagnosticar os possíveis problemas, visando intervenções orgânicas e pedagógicas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALLESSANDRINI, Cristina D. Oficina Criativa e Psicopedagogia. São Paulo: Casa do Psicó­logo. 1996.

BOLETIM da Associação Brasileira de Psicopedagogia. São Paulo: Ano 8 nº 17 Julho/ 1989.

FAGALI, Eloisa O. e VALE, Zélia. Psicopedagogia Institucional Aplicada. Petrópolis: RJ: Vozes, 1993.

HOLANDA, Aurélio Buarque. Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. São Paulo: Nova Fronteira. 1985.

MASINI, Elcie F. S. (org.) Psicopedagogia na Escola: condições para a aprendizagem sig­nificativa. São Paulo: Unimarco, 1993.

PATTO, Maria Helena. A Produção do Fracas­so Escolar. São Paulo. T.A.OUEIRÓZ. 1990.

PROJETO Lei Nº 3124-A de 1997.

PUC-Campinas - Faculdade de Educação/ Cur­so de Especialização em Educação e Psicopedagogia - Perfil do Aluno. Ano: 1997 e 1998 (mimeo).

SCOZ, Beatriz. Psicopedagogia e Realidade Escolar: o problema escolar e de aprendiza­gem. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

SCOZ, Beatriz (Org.). Psicopedagogia: con­extualização, formação e atuação profissio­nal. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.

SCOZ, Beatriz (Org.). Psicopedagogia: o cará­ter interdisciplinar na formação e atuação pro­fissional. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.

SISTO, Fermino F. (org.) Atuação Psicope­dagógica e Aprendizagem Escolar. Petró­polis, RJ: Vozes, 1996

VASQUEZ, A. e OURY F. Vers une Pedagogie lnstitutionnelle?Paris. François Maspero. 1967.

Publicado

1998-11-30

Cómo citar

Peres, M. R. (1998). Psicopedagogia: aspectos históricos e desafios atuais. Revista De Educação PUC-Campinas, 3(5). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/435

Número

Sección

Artículos