Interatividade virtual e presencial na construção de conhecimentos de professores e alunos da escola fundamental - um estudo exploratório

Autores/as

  • Maria Teresa Eglér Mantoan

Palabras clave:

formação continuada, interação humano/computador, educação a distância, design de interfaces, informática na educação

Resumen

A tecnologia da Internet e a WWW possibilitam através das mídias do computador e da telecomunicação a educação a distância, que se utiliza basicamente do correio, rádio e TV. Mais do que um veículo para cursos nas áreas do conhecimento, defendemos a idéia de que a Internet representa um novo lugar para se discutir as práticas pedagógicas tradicionais. Neste
trabalho propomos e discutimos proposições teórico-metodológicas que fundamentam nossa concepção de educação a distância e de espaços virtuais de aprendizagem educação. Trata-se de um projeto que visa complementar ações em andamento, da melhoria da qualidade do ensino fundamental. Queremos conhecer o alcance da interatividade virtual no aprimoramento da qualificação do professor e na aprendizagem dos alunos. Envolve duas unidades da Unicamp: a Faculdade de Educação e o Instituto de Computação, em parceria com a rede municipal de ensino de Valinhos/SP.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BARANAUSKAS, M.C.C., Rocha, H. V., Martins, M.C., Vilhete, J. V 999) . Uma taxonomia para usos do computador em educação. Cap. de livro sendo editado por J.A. Valente, Nied- Unicamp.

BERGE, Z.L., COLLINS, M.P. Computer mediated communication and the online classroom. Cresskill, NY: Hampton Press,

Inc., 1994.

FORSYrHE, c., GROSE, E., RATNERi J. Human Factors and Web Development. Lawrence Erlbaum Associates, Inc. NJ., 1998.

GREENBERG, S. Computer-supported cooWrative work and groupware. San Diego, CA: Academic Press, Inc., 1991.

HARASIM, L. M. Global networks: Computers and international communication. Cambridge, MA: MIT Press, 1993.

KHAN, B.H. Web-Based Instruction. Educational Technology Publications Inc. New Jersey USA, 1997.

MANTOAN, M. T. E. Tecnologia aplicada à educação, na perspectiva inclusiva. Trabalho apresentado no I Encontro Unicamp de

Comunicação e Mobilidade Aumentativa, Alternativa, Unicamp, Campinas/SP, 1998.

Publicado

1999-11-30

Cómo citar

Mantoan, M. T. E. (1999). Interatividade virtual e presencial na construção de conhecimentos de professores e alunos da escola fundamental - um estudo exploratório. Revista De Educação PUC-Campinas, 3(7). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/423

Número

Sección

Artículos