A educação libertária na bagagem dos imigrantes: uma trajetória no Brasil

Autores/as

  • José Damiro de Moraes

Palabras clave:

educação anarquista, centros culturais

Resumen

A Primeira República pode ser considerada rica em conflitos de idéias, que vão configurar-se na implementação do ideal republicano. Neste contexto, temos os anarquistas, que desenvolveram um combate à política republicana, no que diz respeito, por exemplo, a participação do Brasil na 1 ª Guerra Mundial, os empréstimos internacionais que aumentavam a dívida externa, o aumento da carestia, entre outros. Isso tudo dentro de uma postura totalmente voltada à transformação social e à construção de uma sociedade socialista libertária. Somado a essa preocupação, os anarquistas também buscaram desenvolver uma prática educativa. Nessa iniciativa criaram escolas, centros de cultura e ateneus, logo proibidos e fechados. A partir disso, mudaram a prática e o discurso voltado à educação, transferindo-os para os Centros de Cultura e Ateneus. Dentro desse período buscamos identificar, nesse movimento, uma trajetória educacional.

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Publicado

2000-06-30

Cómo citar

Moraes, J. D. de. (2000). A educação libertária na bagagem dos imigrantes: uma trajetória no Brasil. Revista De Educação PUC-Campinas, (8). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/414

Número

Sección

Artículos