Estimulação da recordação e autorregulação da aprendizagem no estágio docente | Stimulation of recall and self-regulatory learning in the teacher training

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n3a4095

Palabras clave:

Autorregulação. Estágio supervisionado. Experiências pedagógicas. Formação de professores.

Resumen

A autorregulação refere-se ao grau em que os indivíduos apelam a seus conhecimentos e competências metacognitivas, motivacionais e comportamentais, para atingir um nível adequado de domínio sobre sua aprendizagem, de acordo com o contexto educativo em que estão inseridos e com os objetivos pretendidos. Este artigo busca evidenciar processos de autorregulação da aprendizagem mobilizados por estagiários de Educação Física. O estudo recorreu à estimulação da recordação como instrumento potencializador dos processos e estratégias de autorregulação, e, também, à pesquisa-ação, na medida em que esta possibilita analisar a própria prática pedagógica. Foram identificados problemas e soluções, desencadeando uma ação autorregulada perante a atuação docente. O estudo foi realizado em 2014, com 11 universitários do 7º e 8º semestres, em fase de estágio curricular supervisionado. A partir da análise dos dados, três categorias foram evidenciadas: planejamento, procura por ajuda e autoavaliação. Constatou-se que os estagiários demonstraram conhecer a importância do planejamento, desenvolvendo significativamente a autonomia no exercício das práticas pedagógicas e refletindo sobre elas, o que lhes permitiu a tomada de consciência dos percursos de aprendizagem. Discutem-se implicações, contribuições e potencialidades para o desenvolvimento da formação inicial de professores.

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Biografía del autor/a

Lourdes Maria Bragagnolo Frison, Universidade Federal de Pelotas

Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Educação, Departamento de Fundamentos em Educação. R. Alberto Rosa, 154, Porto, 96101-770, Pelotas, RS, Brasil.

Luciana Toaldo Gentilini Avila, Universidade Federal do Rio Grande

Universidade Federal do Rio Grande, Instituto de Educação, Faculdade de Educação Física. Rio Grande, RS, Brasil.

Ana Margarida Veiga Simão, Universidade de Lisboa

Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, Centro de Investigação em Ciência Psicológica. Lisboa, Portugal.

 

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Publicado

2018-10-23

Cómo citar

Frison, L. M. B., Gentilini Avila, L. T., & Simão, A. M. V. (2018). Estimulação da recordação e autorregulação da aprendizagem no estágio docente | Stimulation of recall and self-regulatory learning in the teacher training. Revista De Educação PUC-Campinas, 23(3), 349–363. https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n3a4095

Número

Sección

Sección Temática: Autorregulación del aprendizaje: formación de profesores y alumnos en el contexto e