Um novo currículo médico na FAMEMA: dois anos de experi~encia na mudança em direção a um aprendizado integrado baseado em problema, centrado no estudante e orientado à comunidade

Autores/as

  • R. S. Komatsu
  • J. Venturelli
  • V. V. Lima
  • M. B. Zanolli
  • S. C. Padilha

Palabras clave:

currículo médico, educação médica, formação do professor

Resumen

O artigo tem por objetivo apresentar o novo currículo médico da FAMEMA - Marília, voltado para o aprendizado integrado baseado em problema. Os resultados desta experiência, implantada em pareceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Comunidade local são analisados e avaliados, especialmente quanto às mudanças ocasionadas e ao processo continuo de aprendizado dos diferentes sujeitos envolvidos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BOELEN C, HECK JE: Defining and measuring the social accountability of medical schools. Division of Development of Human resources for Health - WHO - Geneva, Switzerland 1995. (WHO/HRH/95.7)

BONNER TN: Searching for Abraham Flexner. Acad Med Feb; 73 (2) 116-66, 1998.

KASSENBAUM DG, Cutler ER, Eaglen RH: The influence of accreditation on educational change in US medical schools. Acad Med. Dec; 72 (12) 1127-33, 1997.

KOMATSU, RS, ZANOLLI, MB, LIMA, VV. Aprendizagem Baseada em Problemas Marcondes, E & Lima-Gonçalves, E. Edu­cação Médica. São Paulo: Sarvier, 1998, p. 223-237.

ORGANIZACIÓN PANAMERICANA DE LA SALU D. Continental Meeting on Medical Education, Medical Pratice and social needs. A new apporach to quality. XVI Conference of the Latin Amer ican Faculties of Medicine in Montevideo, Uruguay-1 O October 1994, Document published by PAHO in 1995 (Spanish version is nº 102 on Series Desarrollo de Recursos Humanos).

Publicado

2000-12-31

Cómo citar

Komatsu, R. S., Venturelli, J., Lima, V. V., Zanolli, M. B., & Padilha, S. C. (2000). Um novo currículo médico na FAMEMA: dois anos de experi~encia na mudança em direção a um aprendizado integrado baseado em problema, centrado no estudante e orientado à comunidade. Revista De Educação PUC-Campinas, (9). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/405

Número

Sección

Artículos