Uma análise histórica das estratégias interventivas do Serviço Social nas políticas de escolarização / A historical analysis of intervention strategies of Social Work in school policies

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n2a4024

Palabras clave:

Educação. Políticas educacionais. Proteção social. Serviço social.

Resumen

Este artigo apresenta uma análise das estratégias interventivas do Serviço Social nas políticas de escolarização, enfatizando, sobretudo, a constituição histórica dessas estratégicas. Para fi ns de investigação, tomou-se como problematização: como se deram as intervenções do Serviço Social nas políticas de escolarização? De que forma ocorreram os deslocamentos interventivos no processo constitutivo dessa inserção? No que se refere aos aspectos metodológicos, a pesquisa é de natureza qualitativa e contempla a análise de diferentes documentos, livros históricos, assim como textos reguladores do contexto profissional do Serviço Social relacionado à Educação Básica. Menciona-se que, na constituição histórica das relações entre Serviço Social e Educação, ocorreram significativas mudanças de ênfase nas racionalidades políticas, que indicam, de forma simultânea, a estratégia interventiva de proteção social inter-relacionada a estratégias interventivas individuais, terapêuticas e de comunidade, estabelecendo, então, mudanças importantes neste processo constitutivo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marta von Dentz, Pontifícia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Escola de Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social. Porto Alegre, RS, Brasil.

Roberto Rafael Dias da Silva, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Escola de Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Educação. Av. Unisinos, 950, Cristo Rei, 93022-000, São Leopoldo, RS, Brasil.

Citas

Almeida, N.L.T. Serviço Social e política educacional: um breve balanço dos avanços e desafios desta relação. In: Encontro de Assistentes Sociais na Área da Educação, 1., 2003. Belo Horizonte. Anais eletrônicos... Belo Horizonte: CRESS, 2003. Disponível em: <http://www.cress-mg.org.br/arquivos/

Servi%C3%A7o-Social-e-pol%C3%ADtica-educacional-Umbreve-balan%C3%A7o-dos-avan%C3%A7os-e-desafiosdesta-rela%C3%A7%C3%A3o.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2017.

Amaro, S. Serviço Social na Educação: bases para o trabalho profissional. Florianópolis: UFSC, 2011.

Ander-Egg, E. El trabajo social como accion libertadora. Buenos Aires: Librería ECRO, 1976.

Bartlett, H.M. A base do Serviço Social. 2. ed. São Paulo: Livraria Pioneira, 1970.

Carvalho, M.M.C. Molde Nacional e Fôrma Cívica: higiene, moral e trabalho no projeto da Associação Brasileira de Educação (1924-1931). 1986. 339 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1986.

Castel, R. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. Petrópolis: Vozes, 1998.

Castro, M.M. História do Serviço Social na América Latina. 5.

ed. São Paulo: Cortez, 2000. Conselho Federal de Serviço Social. A inserção do Serviço Social na Política de Educação na perspectiva do Conjunto CFESS/CRESS: elementos históricos e desafios para a categoria profissional. SER Social, v.14, n.30, p.244-258, 2012.

Dentz, M.; Silva, R.R.D. Dimensões históricas das relações entre Educação e Serviço Social: elementos para uma revisão crítica. Serviço Social e Sociedade, n.121, p.7-31, 2015.

Guilherme, M.T. Serviço Social escolar. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1945.

Montaño, C. Pobreza, “questão social” e seu enfrentamento. Serviço Social e Sociedade, n.110, p.270-287, 2012. Pinheiro, M.E. Serviço Social: infância e juventude desvalidas. São Paulo: Cortez, 1985. Documento Histórico. Sposati, A. Proteção social e seguridade social no Brasil: pautas para o trabalho do assistente social. Serviço Social e Sociedade, n.116, p.652-674, 2013.

Vieira, B.O. História do Serviço Social: contribuição para a construção de sua teoria. Rio de Janeiro: Agir, 1977.

Vinter, R.D. Princípios para la práctica del serviço social de grupo. Buenos Aires: Humanitas, 1969.

Publicado

2018-06-21

Cómo citar

Dentz, M. von, & Silva, R. R. D. da. (2018). Uma análise histórica das estratégias interventivas do Serviço Social nas políticas de escolarização / A historical analysis of intervention strategies of Social Work in school policies. Revista De Educação PUC-Campinas, 23(2), 237–249. https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n2a4024