A responsabilidade da escola perante manifestações de agressividade: o olhar revelado por meio das redes sociais / The responsibility of the school in view of manifestations of aggressiveness: The view through social networks

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n2a3929

Palabras clave:

Criança. Representação Social. Responsabilidade.

Resumen

Este artigo relata uma investigação sobre as representações sociais (Serge Moscovici), construídas a partir da veiculação, nas redes sociais, de um vídeo que retrata uma criança derrubando objetos em uma sala, ocorrido em outubro de 2015, em Macaé, Rio de Janeiro. Esse vídeo ganhou enorme repercussão, evidenciada pelo seu destaque também em canais de televisão. Neste sentido, buscou-se compreender as teorias construídas por diferentes pessoas para o que estavam vendo naquelas imagens. Assim, a análise se centrou nos comentários de leitores sobre o vídeo, de modo que foram alocadas em quatro categorias preestabelecidas, com base nas concepções de responsabilidade elencadas por Yves Lenoir: senso comum, internalista, externalista (forte) do eu profundo e externalista fraca. Como resultados, evidenciou-se uma visão de responsabilidade majoritariamente centrada na mãe e na incapacidade da criança de distinção sobre o que é aceitável socialmente. Paradoxalmente, embora se considere a incapacidade da criança para esta distinção, os comentários defendem sanções à mesma. Outra representação, embora menos presente, é a denominada externalista fraca, na qual o aluno deve igualmente receber uma sanção, mas que também se orienta pela autocorreção e a autotransformação, em uma perspectiva social inter-relacional. Para superar esse impasse ético é preciso que o ser humano – professores, alunos, pais e leitores –, desenvolva em suas experiências a aprendizagem ética (Josep Maria Puig).

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Biografía del autor/a

Vera Maria Nigro de Souza Placco, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

 

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Educação, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação. R. Ministro Godoi, 969, Perdizes, 05015-000, São Paulo, SP, Brasil.

Camila Lima Miranda, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

 

Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação. Uberaba, MG, Brasil.

 

Adelina Braga Matsuda, Universidade Federal de São Paulo

 

Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Educação. Guarulhos, SP, Brasil.

 

Francisco Carlos Franco, Universidade de Mogi das Cruzes

Universidade de Mogi das Cruzes, Departamento de Pós-Graduação Stricto Sensu, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas. Mogi das Cruzes, SP, Brasil.

Kátia Cilene de Mello Franco, Universidade Braz Cubas

 

Universidade Braz Cubas, Centro de Graduação Presencial, Departamento de Coordenação de Pesquisa e Extensão. Mogi das Cruzes, SP, Brasil.

 

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Publicado

2018-06-21

Cómo citar

Placco, V. M. N. de S., Miranda, C. L., Matsuda, A. B., Franco, F. C., & Franco, K. C. de M. (2018). A responsabilidade da escola perante manifestações de agressividade: o olhar revelado por meio das redes sociais / The responsibility of the school in view of manifestations of aggressiveness: The view through social networks. Revista De Educação PUC-Campinas, 23(2), 223–236. https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n2a3929