Superando a dicotomia entre o senso comum e o conhecimento científico

Autores/as

  • Eliete Martins Cardoso de Carvalho
  • Celestino Alves da Silva Júnior

Palabras clave:

Senso Comum, ConhecimentoCientífico, Aprendizagem Significativa

Resumen

Objetiva-se neste trabalho, elucidar e contribuir para a superação da dicotomia entre o senso comum e o conhecimento científico. Para o desenvolvimento desta pesquisa bibliográfica detivemo-nos no estudo de alguns teóricos Bachelard e Santos que trataram da temática senso comum e conhecimento científico em suas reflexões. Fundamentados nestes estudos, focalizamos o trabalho docente através de questionamentos feito a professores de Educação Fundamental de uma escola pública do estado de São Paulo. Observamos que a dificuldade de unir o senso comum ao conhecimento científico muitas vezes faz com que umse sobreponha ao outro o que se caracteriza sempre em prejuízo para a população mais carente. Concluímos que o senso comum deve ser trabalhado como um elemento viabilizador do conhecimento científico, porque facilita a incorporação do conhecimento de maneira significativa na vida dos aprendizes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AUSUBEL, D., NOVAK, J. & HANESIAN, M. Psicologia Educacional. São Paulo: Interamericana,1980.

CÉSAR, C. M. A Hermenêutica Francesa: BacheIard. Campinas: Alínea, 1996.

E.M.C. CARVALHO & C.A. SILVA JÚNIOR DAGOGNET, F. Bachelard. Lisboa: Edições 70, 1965. Tradução: Alberto Campos.

FREIRE-MAIA, N. A Ciência por Dentro. Petrópolis: Vozes, 1997.

JAPIASSÚ, H. Para ler Bachelard. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976.

MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: Pedagógicas e Universitárias Ltda., 1999.

NOVAK, J.D. Uma teoria de Educação. São Paulo: Pioneira, 1981.

QUILLET, P. (org.) Introdução ao Pensamento de Bachelard. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1997. Tradução de César A. Chaves

Fernandes.

SANTOS, B. S. Um Discurso sobre as Ciências. 9. ed. Porto: Edições Afrontamento, 1997.

Publicado

2001-06-30

Cómo citar

Carvalho, E. M. C. de, & Silva Júnior, C. A. da. (2001). Superando a dicotomia entre o senso comum e o conhecimento científico. Revista De Educação PUC-Campinas, (10). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/342

Número

Sección

Artículos