Autorregulação da aprendizagem: abordagens e desafios para as práticas de ensino em contextos educativos

Autores/as

  • Lourdes Maria Bragagnolo Frison Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n1a2992

Palabras clave:

Ensino, Estratégias de aprendizagem, Formação de professores

Resumen

Este artigo busca conceituar e explicar o construto da autorregulação da aprendizagem, entendida como o controle e a regulação do próprio estudante sobre seus pensamentos, cognição, afeto, motivação, comportamento e a imbricação deste construto na formação de professores. A pesquisa apresentada é resultado da análise de três investigações que mostram a atuação estratégica de professores como aprendentes e ensinantes. Analisa-se o enfoque teórico-metodológico das intervenções realizadas e, ao final, pontuam-se os resultados encontrados nas referidas pesquisas, explicitando as articulações feitas entre elas e os resultados emergidos desses estudos.

Palavras-chave: Ensino. Estratégias de aprendizagem. Formação de professores.

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Biografía del autor/a

Lourdes Maria Bragagnolo Frison, Universidade Federal de Pelotas

Universidade Federal de Pelotas, Departamento de Fundamentos em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. R. Alberto Rosa, 154, Porto, 96101-770 - Pelotas, RS, Brasil. E-mail: <lfrison@terra.com.br>.

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Publicado

2016-05-04

Cómo citar

Frison, L. M. B. (2016). Autorregulação da aprendizagem: abordagens e desafios para as práticas de ensino em contextos educativos. Revista De Educação PUC-Campinas, 21(1), 1–17. https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n1a2992