Formas de conhecer em educação especial: o diagnóstico como escudo e lista

Autores/as

  • Carla Karnoppi Vasques Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n1a2943

Palabras clave:

Diagnóstico, Educação especial, Lógica diagnóstica

Resumen

O presente texto tem por tema as relações entre saúde e educação. Por recorte, aborda o diagnóstico psicopatológico e seus efeitos no atual conhecimento em educação especial. A partir do diálogo com o livro de Umberto Eco, A vertigem das Listas, compreende-se que as racionalidades oscilam entre uma lógica circular - na qual a nomeação espelha o real que ela diz revelar -, e uma lógica não-toda, ou seja, na impossibilidade de tudo saber, só resta listar, catalogar, enumerar. São diferentes posições enunciativas que imprimem percursos escolares também diversos, cifrando destinos distintos para o conhecimento produzido em educação especial, bem como para alunos, escolas e professores.

Palavras-chave: Diagnóstico. Educação especial. Lógica diagnóstica.

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Biografía del autor/a

Carla Karnoppi Vasques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Av. Paulo Gama, s.n., Prédio 12.201, 7° andar, 90046-900, Porto Alegre, RS, Brasil. E-mail: <k.recuero@gmail.com>.

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Publicado

2015-05-15

Cómo citar

Vasques, C. K. (2015). Formas de conhecer em educação especial: o diagnóstico como escudo e lista. Revista De Educação PUC-Campinas, 20(1), 51–59. https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n1a2943