A formação do pesquisador e a Pós-Graduação em Educação no Brasil

Autores/as

  • Roberta Melo de Andrade Abreu Fundação Visconde de Cairu
  • Arnaud Soares de Lima Junior Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n1a2932

Palabras clave:

Formação dos profissionais da educação, Pesquisa da educação, Pós-graduação em educação

Resumen

Nesta investigação objetivou-se implementar uma discussão teórico-crítica sobre a formação do pesquisador em Educação e a Pós-Graduação no Brasil. Tomaram-se como base os eixos: Formação do pesquisador em Educação, fazendo uma abordagem histórico-crítica do surgimento da Pós-Graduação no Brasil, suas bases legais e influências; Problemas e dilemas da formação, apresentando situações contraditórias e conflituosas da realidade da formação do pesquisador em Educação no Brasil, e estabelecendo relações com o contexto político, econômico e social. Realizou-se uma abordagem qualitativa de pesquisa, considerando-se a análise de dados bibliográficos e documentais, com a utilização de técnicas e análises de conteúdos. Foi constatado que a discussão metodológica é um tanto nebulosa na formação do pesquisador em Educação, pois as metodologias que se legitimaram nesse campo, muitas vezes, são vistas como um universo incontestável. Durante o percurso formativo, não é comum fóruns que se disponham a debater essas metodologias, muito menos o que as fundamenta. Tal realidade contribui para o empobrecimento das práticas investigativas. Coloca-se a necessidade de uma discussão mais aprofundada sobre a relação saber, conhecimento e verdade, dado que, em Educação, “saber” é restrito ao conhecimento decorrente de práticas sociais e cotidianas. Constatou-se, ainda, que a fragilidade dessa formação está intimamente relacionada com aspectos políticos, sociais e econômicos. É preciso repensar as bases da formação, convocando todas as partes envolvidas para uma discussão, bem como colocar em pauta a sua atual condição e discutir se os pesquisadores ali formados tiveram oportunidades reais de construir uma base epistemológica que colabore com a construção de suas pesquisas e os faça pensar em sua verdadeira função social.

Palavras-chave: Formação dos profissionais da educação. Pesquisa da educação. Pós-graduação em educação.

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Biografía del autor/a

Roberta Melo de Andrade Abreu, Fundação Visconde de Cairu

Fundação Visconde de Cairu, Instituto Superior de Educação, Faculdade de Pedagogia. R. do Salete, 50, Barris, 40070-200, Salvador, BA, Brasil.
Correspondência para/Correspondence to: R.M.A. ABREU. E-mail: <robertamabreu@gmail.com>.

Arnaud Soares de Lima Junior, Universidade do Estado da Bahia

Universidade do Estado da Bahia, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade. Salvador, BA, Brasil.

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Publicado

2016-05-04

Cómo citar

Abreu, R. M. de A., & Lima Junior, A. S. de. (2016). A formação do pesquisador e a Pós-Graduação em Educação no Brasil. Revista De Educação PUC-Campinas, 21(1), 89–101. https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n1a2932