Retratos de deficiência e doença mental: intersecções entre educação especial e história da arte

Autores/as

  • Ariane Tupinambá
  • Lucia Helena Reily

Palabras clave:

Deficiência, Educação Especial, História da Arte

Resumen

O projeto "Retratos de deficiência e de doença mental: intersecções entre a história da educação especial e a história da arte" pretende investigar raízes do preconceito ao analisar as representações de deficiência e doença mental, bem como os espaços de tratamento, manifestadas na história da arte do ano 1500 a 2000. Partiu-se da premissa de que ocorre uma dinâmica circular pela qual os artistas expressam, em nome do coletivo, os estereótipos vigentes do seu tempo e espaço social, e as imagens constituídas, por sua vez, re-alimentam a forma de ver o deficiente. Conside­ ra-se que o projeto se justifica porque nos auxilia a compreender como as representações se formam, se manifestam e se reproduzem, para poder promover mudanças em concepções cristalizadas sobre a deficiência. Além de realizar uma varredura na história da arte dos últimos 500 anos, este estudo também se propõe a trabalhar a interdisciplinaridade, o que permitirá discussão da arte em contraponto com a história da educação especial. Pretende-se com este projeto montar um banco de dados sobre o assunto, na forma de um Cd-rom, e futuramente um site, que servirá como subsídio para o ensino e pesquisa no curso de educação especial.

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Publicado

2004-06-30

Cómo citar

Tupinambá, A., & Reily, L. H. (2004). Retratos de deficiência e doença mental: intersecções entre educação especial e história da arte. Revista De Educação PUC-Campinas, (16). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/293

Número

Sección

Artigo de Pesquisa