Promoção da autorregulação da aprendizagem na universidade: percepção do impacto de uma disciplina eletiva

Autores/as

  • Soely Aparecida Jorge Polydoro Universidade Estadual de Campinas
  • Adriane Martins Soares Pelissoni Universidade Estadual de Campinas
  • Mariana Coralina do Carmo Universidade Estadual de Campinas
  • Eduarla Resende Videira Emilio Universidade Estadual de Campinas
  • Marilda Aparecida Dantas Universidade Estadual de Campinas
  • Pedro Rosário Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n3a2877

Palabras clave:

Aprendizagem, Autorregulação, Ensino superior, Estudantes universitários, Intervenção

Resumen

O artigo analisa as percepções de universitários sobre o impacto de uma disciplina eletiva de intervenção em autorregulação da aprendizagem. A disciplina foi oferecida na modalidade híbrida em 15 encontros semanais sobre os temas: estudo, objetivos, estratégias de aprendizagem, gerenciamento do tempo e autorregulação. A cada encontro, após uma dinâmica inicial, uma das cartas do programa Cartas do Gervásio ao seu Umbigo era lida, seguida por discussão em grupo, síntese e proposição de atividade de aplicação. A análise das respostas de 124 estudantes ao questionário de avaliação da disciplina identificou relato de mudanças em todas as dimensões e fases da autorregulação. Foram citados como fatores propiciadores de mudança: relacionamento entre pares, conhecimento de estratégias, instrumentalidade, fortalecimento da autoeficácia, exercício da autorreflexão e percepção de agência. Argumenta-se sobre a viabilidade e relevância da promoção da autorregulação de aprendizagem na universidade.

Palavras-chave: Aprendizagem. Autorregulação. Ensino superior. Estudantes universitários. Intervenção.

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Biografía del autor/a

Soely Aparecida Jorge Polydoro, Universidade Estadual de Campinas

Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação/Unicamp

Adriane Martins Soares Pelissoni, Universidade Estadual de Campinas

Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Campinas, SP, Brasil.

Mariana Coralina do Carmo, Universidade Estadual de Campinas

Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Campinas, SP, Brasil.

Eduarla Resende Videira Emilio, Universidade Estadual de Campinas

Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Campinas, SP, Brasil.

Marilda Aparecida Dantas, Universidade Estadual de Campinas

Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Campinas, SP, Brasil.

Pedro Rosário, Universidade do Minho

Universidade do Minho, Escola de Psicologia, Departamento de Psicologia Aplicada. Braga, Portugal.

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Publicado

2015-12-16

Cómo citar

Polydoro, S. A. J., Pelissoni, A. M. S., do Carmo, M. C., Emilio, E. R. V., Dantas, M. A., & Rosário, P. (2015). Promoção da autorregulação da aprendizagem na universidade: percepção do impacto de uma disciplina eletiva. Revista De Educação PUC-Campinas, 20(3), 201–213. https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n3a2877

Número

Sección

Sección Temática: Educación, Investigación y Transformaciones de Prácticas Pedagógicas