Estudantes surdos na universidade: discursos e práticas docentes

Autores/as

  • Tania Mara Zancanaro Pieczkowski Universidade Comunitária da Região de Chapecó

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n3a2841

Palabras clave:

Docência universitária, Estudantes surdos, Inclusão na educação superior, Práticas pedagógicas

Resumen

Este artigo, que aborda práticas pedagógicas com estudantes surdos na educação superior, está inspirado em um excerto da tese de doutorado, que problematizou a inclusão de estudantes com deficiência na educação superior e seus efeitos na docência universitária. O material empírico, gerado por meio de entrevistas narrativas realizadas com professores de estudantes com deficiência incluídos em diferentes cursos de graduação, foi examinado pela perspectiva da análise do discurso, amparada em referenciais foucaultianos. O encontro com os estudantes com deficiência permite que o professor reflita sobre os discursos inclusivos frequentemente reproduzidos de forma mecânica, como se eles fossem algo natural, inevitável e necessário. Exercer a docência com “o diferente” possibilita que o profissional de distintas áreas do conhecimento, atuante na educação superior, descubra que a docência é outra profissão, é o encontro com o novo, com o imprevisível, e que a apropriação de conceitos da docência universitária é uma necessidade potencializada no contexto da inclusão.

Palavras-chave: Docência universitária. Estudantes surdos. Inclusão na educação superior. Práticas pedagógicas.

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Biografía del autor/a

Tania Mara Zancanaro Pieczkowski, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Especialista em Docência na Educação Superior pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Especialista em Educação Especial pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC - campus Chapecó). Licenciada em Pedagogia pela Fundação Universitária de Desenvolvimento do Oeste (Fundeste). Professora e pesquisadora da Área de Ciências Humanas e Jurídicas e atualmente, diretora de ensino e docente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado em Educação, na Universidade na Unochapecó. Integrante do Grupo de Pesquisa CNPq Abordagens do Processo Educativo e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial e Inclusão (GEPE) na UFSM.

 

 

 

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Publicado

2015-12-16

Cómo citar

Pieczkowski, T. M. Z. (2015). Estudantes surdos na universidade: discursos e práticas docentes. Revista De Educação PUC-Campinas, 20(3), 251–263. https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n3a2841