Duas abordagens para a transdisciplinaridade no ensino superior de publicidade

Autores/as

  • César Augusto Ortolani
  • João Baptista de Almeida Junior

Palabras clave:

 Ensino Superior, Prática Docente, Transdisciplinaridade, Ensino de Publicidade

Resumen

O presente artigo oferece uma breve análise do termo transdisciplinaridade e duas abordagens de práticas transdisciplinares para a docência em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda O artigo objetiva demonstrar que, à aparente modernidade e intangibilidade do termo em educação, cabem reflexões que podem levar a percepção teórica do termo à práxis concreta de um ensino transdisciplinar – mesmo no ensino superior de Publicidade, área com possibilidades de abordagens potencialmente ligadas ao exercício de um ensino tecnicista excessivamente voltado ao mercado, mas que podem ser revertidas em uma prática transdisciplinar crítica, social e transformadora.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

CARRASCOZA, João Anzanello. Redação publicitária: estudos sobre a retórica do consumo. 2. ed. São Paulo: Futura, 2003.

CARVALHO, Nelly. Publicidade: a linguagem da sedução. 3. ed. São Paulo: Ática, 2002.

D'AMBROSIO, Ubiratan. Transdisciplinarida­de. São Paulo: Palas Athena, 1997.

DEWEY, John. Democracia e Educação. 3. ed. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1959.

FERREIRA; Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

IRIBARRY, lsac Nikos. Aproximação sobre a transdisciplinaridade: algumas linhas históri­cas, fundamentos e princípios aplicados ao trabalho de equipe. Psicologia Reflexiva e Crítica. 2003, vol. 16, nº 3, p. 483-190. Disponível em: <http://www.scielo. b r/scielo. php?script= sci_arttex&pid=S0 102-79722003000300007>. Acessado em: 18 ago. 2004.

KOSIK, Karel. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. São Paulo: Editora 34, 1993.

MARX, Karl. O capital - crítica da economia política. Livro Primeiro-Volume 1. 14.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil S.A., 1994.

NICOLESCU, Basarab. A prática da transdis­ciplinaridade. 1 º Encontro Catalizador. 2003. Disponível em: http://www.cetrans. futuro. usp. br/ encontros/. Acessado em: 2 abr. 2003.

SCHAFF, Adam. A sociedade informática: as conseqüências sociais da segunda revolução industrial. 4.ed. São Paulo: Ed. Universidade Paulista: Brasiliense, 1995.

THOMPSON, John B. A mídia e a moder­nidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis: Vozes, 1998.

Publicado

2004-11-30

Cómo citar

Ortolani, C. A., & de Almeida Junior, J. B. (2004). Duas abordagens para a transdisciplinaridade no ensino superior de publicidade. Revista De Educação PUC-Campinas, (17). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/276

Número

Sección

Artículos