Instrução e civilização em Condorcet

Autores/as

  • Sidey Reinaldo Silva

Palabras clave:

Educação, Civilização, Tradição e Modernidade

Resumen

O resgate teórico da relação entre instrução e civilização proposta pelos Enciclopedistas, na segunda metade do século XVIII, tem muito a contribuir para com o atual debate entre as concepções liberais e comunitárias da educação. Para Condorcet, que de certo modo estava ligado àquele movimento filosófico, a civilização constitui-se em uma ampla perspectiva cultural capaz de sobrepujar as diferenças mais profundas entre os povos, e de impor um padrão homogêneo ao modo de ser das nações. Assim, civilizar é também formar a razão e a moral dos povos. Sujeita a perfectibilidade, a humanidade estaria condenada a manter-se progredindo ou a perder suas conquistas. Assim, a civilização, embora sendo a expressão maior do progresso do espírito humano, estaria sempre ameaçada pela barbárie. O progresso resultaria da necessidade de superação racional das tradições dos povos.

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Citas

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Publicado

2004-11-30

Cómo citar

Silva, S. R. (2004). Instrução e civilização em Condorcet. Revista De Educação PUC-Campinas, (17). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/273

Número

Sección

Artículos