Ética e prática educativa na sociedade líquida
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n2a2722Palabras clave:
Ética, Sociedade líquida, ValoresResumen
O presente artigo resulta de reflexões e ponderações acerca do compromisso ético do educador na e para com a educação na sociedade líquida pós-moderna. Alentados pelo pensamento de autores e teóricos, como Zygmunt Bauman, Hannah Arendt, Aristóteles, Alípio Casali, Paulo Freire, entre outros, procuramos tematizar a tarefa ética do educador do século XXI, demonstrando a urgência do cultivo de virtudes que possam sustentar o trabalho do professor em uma sociedade onde nada é feito para durar: tudo é feito para esvair-se, ser derrogado, depreciado na fluidez e na liquidez em que vivemos. Para cumprir o objetivo do texto, estruturamo-lo em três eixos básicos: Tratando da ética e seus contornos; Ética e sociedade líquida: o que permanece? Educar e educar-se para a prática da virtude. Concluímos apontando uma possível direção para que se concretize o compromisso ético do professor.
Palavras-chave: Ética. Sociedade líquida. Valores.
Descargas
Citas
Abbagnano, N. Dicionário de filosofia. São Paulo: Mestre Jou, 1970.
Arendt, H. A crise na educação. In: Arendt, H. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1979. p.221-247.
Arendt, H. A vida do espírito. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.
Arendt, H. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1968.
Aristóteles. Ética a Nicômaco. Brasília: UnB, 1999.
Arroyo, M. Ofício de mestre. Petrópolis: Vozes, 2000.
Bauman, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
Bauman, Z. Comunidade: a busca de segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
Bauman, Z. Vida líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.
Bauman, Z. Capitalismo parasitário. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
Bauman, Z. A ética é possível num mundo de consumidores? Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
Balandier, G. A desordem: elogio do movimento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.
Castoriadis, C. As encruzilhadas do labirinto IV: ascensão da insignificância. São Paulo: Paz e Terra, 1990.
Casali, A. Ética e educação: referências críticas. Revista de Educação PUC-Campinas, n.22, p.75-88, 2007.
Casali, A. Ética como fundamento crítico da educação humanizadora. In: Dalla Costa, A.A.; Zaro, J.; Silva, J.C. (Org.). Educação humanizadora e os desafios na sociedade pósmoderna. Santa Maria: Biblios, 2015. p.27-55.
Cortella, M.S.; La Taille, Y. Nos labirintos da moral. Campinas: Papirus 7 Mares, 2009.
Dewey, J. Vida e educação. São Paulo: Melhoramentos, 1978.
Ecco, I. Virtudes docentes para a educação humanizadora: revisitando Paulo Freire. Erechim: Edifapes, 2014.
Ferreira, A.B.H. Novo dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
Freire, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
Freire, P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. 16.ed. São Paulo: Olho D’Água, 2006.
Gentili, P.; Lencar, C. Educar na esperança em tempos de desencanto. Petrópolis: Vozes, 2001.
Guedes, M.L.; Rios, T.A. Um olhar ético sobre o valor de educar. Revista de Educação PUC-Campinas, n.22, p.17-24, 2007.
Imbernón, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2011.
Lalande, A. Vocabulário técnico e crítico da filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
Habermas, J. Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.
Habermas, J. O futuro da natureza humana: a caminho da eugenia liberal. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
Kant, E. Sobre a pedagogia. 2.ed. Piracicaba: Unimep, 1999.
Oliveira, R.J. de Ética e educação: a formação do homem no contexto de crise da razão. Revista Brasileira de Educação, n.2, p.33-41, 1996.
Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Compreendendo o cérebro: rumo a uma nova ciência da aprendizagem. São Paulo: Senac, 2003.
Savater, F. O valor do educar. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
Tugendhat, E. Lições sobre ética. Petrópolis: Vozes, 1996.
Valle, E. Ética, Pós-modernidade e educação humanizadora. In: Dalla Costa, A.A.; Zaro, J.; Silva, J.C. (Org.). Educação humanizadora e os desafios na sociedade pós-moderna. Santa Maria: Biblios, 2015. p.72-99.
Vázquez, A.S. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992.
Veiga, I.P.A.; Araújo, J.C.S. Ética e profissionalização docente. Revista de Educação PUC-Campinas, n.22, p.41-55, 2007.