Ética e prática educativa na sociedade líquida

Autores/as

  • Arnaldo Nogaro Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Paulino Eidt Universidade do Oeste de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n2a2722

Palabras clave:

Ética, Sociedade líquida, Valores

Resumen

O presente artigo resulta de reflexões e ponderações acerca do compromisso ético do educador na e para com a educação na sociedade líquida pós-moderna. Alentados pelo pensamento de autores e teóricos, como Zygmunt Bauman, Hannah Arendt, Aristóteles, Alípio Casali, Paulo Freire, entre outros, procuramos tematizar a tarefa ética do educador do século XXI, demonstrando a urgência do cultivo de virtudes que possam sustentar o trabalho do professor em uma sociedade onde nada é feito para durar: tudo é feito para esvair-se, ser derrogado, depreciado na fluidez e na liquidez em que vivemos. Para cumprir o objetivo do texto, estruturamo-lo em três eixos básicos: Tratando da ética e seus contornos; Ética e sociedade líquida: o que permanece? Educar e educar-se para a prática da virtude. Concluímos apontando uma possível direção para que se concretize o compromisso ético do professor.

Palavras-chave: Ética. Sociedade líquida. Valores.

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Biografía del autor/a

Arnaldo Nogaro, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Departamento de Ciências humanas, Programa de Pós-Graduação em Educação. Frederico Westphaleno, RS, Brasil.

Paulino Eidt, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Universidade do Oeste de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Joaçaba, SC, Brasil. Correpondência
para/Correspondence to: P. EIDT. E-mail: <paulino@unoescsmo.edu.br>.

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Publicado

2015-11-09

Cómo citar

Nogaro, A., & Eidt, P. (2015). Ética e prática educativa na sociedade líquida. Revista De Educação PUC-Campinas, 20(2), 155–165. https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n2a2722