A formação matemática e didático-pedagógica nas disciplinas da licenciatura em matemática

Autores/as

  • Dario Fiorentini

Palabras clave:

Formação Inicial de Professores, Licenciatura em Matemática, Conhecimento Profissional

Resumen

O objetivo deste artigo é discutir e problematizar, de um lado, a formação matemática e didático-pedagógica do futuro professor nas diferentes disciplinas do Curso de Licenciatura em Matemática e, de outro, o trabalho docente dos formadores de professores junto aos Cursos de Licenciatura. Tentaremos mostrar e argumentar que, independentemente do modo como são ensinados, ambos os grupos de disciplinas específicas e didático-pedagógicas formam pedagógica e matematicamente o futuro professor. Concluímos este trabalho, apontando como perspectiva de formação e desenvolvimento profissional do futuro professor a vivência, ao longo do curso de licenciatura, de práticas investigativas que problematizem os saberes da docência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

CAMARGO, M. P. A reflexão dos licenciandos e licenciados-professores da UNIMEP sobre sua formação profissional em Matemática e Ciências: subsídios para um novo projeto de Licenciatura. Dissertação (Mestrado em Educação)- UNIMEP, Piracicaba, SP, 1998.

CHARLOT, Bernard. D relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

CHEVALLARD, Y. La transposición didáctica: dei saber sabio ao saber ensefíado. Buenos Aires: Aique, 1991.

FIORENTINI, D.; SOUZAJR. A. & MELO, G. A. Saberes docentes: um desafio para acadêmicos epráticos. ln GERALDl, C.M.G.; FIORENTINI, D. & PEREIRA, E. M. (Orgs). Cartografias do Trabalho Docente: professor( a)-pesquisador(a), p. 307-35, Campinas, ALB e Mercado de Letras, 1998.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1997.

GAUTHIER, C.; MARTINEAU, S.; DESBIENS, J.F.; SIMARD, D. Por uma Teoria da Pedago­gia: Pesquisas Contemporâneas sobre o Saber Docente. ljuí: Ed. Unijuí, 1998.

GIROUX, H. Teoria crítica e resistência em educação: para além das teorias de reprodução. Petrópolis: Vozes, 1986.

GONÇALVES, T. O. Formação e desenvolvi­mento profissional de formadores de pro­fessores: o caso dos professores de Matemática da UFPa. Campinas: FE/Unicamp, Tese de Doutorado em Educação (Educação Matemá­tica), 2000.

LAR ROSA, J. Literatura, experiência e formação. ln: COSTA, M. V. (Org.). Caminhos investi­gativos: Novos olhares na pesquisa em educação. Porto Alegre: Ed. Mediação, 1996.

LARROSA, J. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

MARCELO GARCÍA, C. Formação de pro­fessores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

MOREIRA, P.C. & DAVID, M.M.M.S. Matemática escolar, matemática científica, saber docente e formação de professores. ln: Zetetiké. Vol.11, n. 29, p. 57-80, jan-jul/2003.

NACARATO, A.M.; PASSOS, C.L.B.; FIORENTINI, D.; BRUM, E.D.; MEGID,M.A.; FREITAS, M.T.M.; MELO, M.V.; GRANDO, R.C.; MISKULIN, R.S. Saberes Docentes em Mate­mática: uma análise da prova do Concurso Paulista de 2003. Trabalho apresentado na 7º ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. São Paulo: USP e SBEM-SP, 2004,26p.

PASSOS, C.B.; NACARATO, A.M.; SICARDI, B.C.M.; FIORENTINI, D.; BRUM, E.D.; ROCHA, L.P.; MEGID, M.A.; FREITAS, M.T.M.; MELO, M.V.; GRANDO, R.C.; MISKULIN, R.S. Saberes docentes: um olhar sobre a produção acadêmica brasileira na área de Educação Matemática. Apresentado no VII ENEM, Recife: SBEM, 2004, 14p.

Publicado

2005-06-30

Cómo citar

Fiorentini, D. (2005). A formação matemática e didático-pedagógica nas disciplinas da licenciatura em matemática. Revista De Educação PUC-Campinas, (18). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/266

Número

Sección

Artículos