A formação de formadores: que formação é essa?

Autores/as

  • Sergio Lorenzato

Palabras clave:

Formação de Formadores, Formação de Professores, Ensino de Matemática

Resumen

São formadores de professores para atuar no ensino de Matemática professores que - em cursos de Licenciatura ou Bacharelado, Pós-Graduação, atualização e aperfeiçoamento etc.- se ocupam da formação inicial/continuada, da qualificação profissional dos professores de Matemática. Têm diferentes procedências, do ponto de vista da natureza, forma e lugar em que sua própria formação ocorre. Tal formação é complexa e diversa, considerando-se as áreas de interesse, as vivências acadêmicas e o trajeto profissional de cada um, porém, grande parte dela é realizada em contextos e cursos similares àqueles em que atua. Sendo professores, os formadores portam e produzem conhecimentos de e sobre a Matemática e saberes didático-pedagógicos que nas oportunidades de formação possibilitam aos formandos, entre outros aspectos, aproximar teoria e prática, romper o isolamento e distanciamento entre disciplinas de conteúdos específicos de Matemática e disciplinas pedagógicas e construir significados no ensinar Matemática. Ante as mudanças que hoje se verificam quanto à compreensão do papel do professor de Matemática e quanto à institucionalização e profissionalização da sua formação, cabe-nos continuar discutindo, essencialmente, as características do conhecimento necessário ao professor que forma professores de Matemática, os desafios atuais que a ele se apresentam e os espaços formais e informais nos quais seu conhecimento profissional é gerado. Para isso serão considerados, como referência, fatos e processos de nossas próprias experiências de formadores tendo em vista que a experiência de cada um de nós revela um estado e um estágio possíveis dessa formação.

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Publicado

2005-06-30

Cómo citar

Lorenzato, S. (2005). A formação de formadores: que formação é essa?. Revista De Educação PUC-Campinas, (18). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/262

Número

Sección

Artículos