A gestão de um sistema de ensino recontextualizada a partir do planejamento estratégico participativo

Autores/as

  • Eliete Aparecida de Godoy Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Alessandra Rodrigues de Almeida Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n2a2604

Palabras clave:

Gestão democrática, Planejamento estratégico, Planejamento participativo, Políticas educacionais

Resumen

Desde o final do século XX, muito se tem escrito sobre o fenômeno da gestão democrática da escola, que ganhou forma pela primeira vez no Brasil com a Constituição Federal de 1988 e com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996. Usualmente, a gestão democrática e participativa tem focado a participação de pais, comunidade, professores e estudantes na vida administrativa da escola e na discussão e elaboração coletiva do Projeto Político Pedagógico, porém ainda é pouco explorada pelos sistemas de ensino. Neste texto, apresentamos um relato de experiência e discutimos o Planejamento Estratégico Participativo como elemento essencial de estruturação da gestão democrática no âmbito do sistema educacional e também das escolas, bem como alguns de seus resultados. Apoiadas em autores como Boaventura S. Santos e Leonardo Avritzer, Heloísa Lück, Carlos Matus, Djalma P. R. Oliveira, Sofia L. Vieira, Vitor H. Paro, Moacir Gadotti e Gilnei L. Moura, as autoras, por meio deste texto, pretendem contribuir para o debate da gestão democrática na educação pública. O processo de recontextualização da gestão educacional demonstrou que atividades como a reorganização das estruturas administrativas e práticas participativas trazem maior envolvimento dos atores, avaliação e discussão dos problemas e desafios vivenciados, o que permite a visibilidade de aspectos relevantes para implementação das políticas educacionais locais.

Palavras-chave: Gestão democrática. Planejamento estratégico. Planejamento participativo. Políticas educacionais.

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Biografía del autor/a

Eliete Aparecida de Godoy, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Experiência na Gestão da Educação Básica, como docente universitária em graduação e pós graduação na área da Educação e em Gestão Pública . Atuação como Secretária Municipal de Educação durante 8 anos; Gestora de Projetos; atuação como Secretária Municipal de Governo e Planejamento na Prefeitura Municipal de Amparo durante 3 anos. Docente convidada do curso Pós Graduação Lato Senso UNIFRAN ; As relações interpessoais na escola e a construção da autonomia moral; Integrante do GEPEM - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral na linha de pesquisa: Convivência na escola: virtudes, bullying e violência. Professora bolsista Capes - Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR - Curso de Pedagogia na Pontíficia Universidade Católica de Campinas.

 

Alessandra Rodrigues de Almeida, Universidade Estadual de Campinas

Mestrado em Avaliação Psicológica Educacional pela Universidade São Francisco (2008). Experiência como docente da Educação Básica e Superior (Graduação e Pós graduação) na área da Educação. Atuação como Assessora Técnica da Educação (8 anos) e como Secretária Municipal de Educação (3 anos). Atuação como professora bolsista Capes - Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR - Curso de Pedagogia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Atualmente realiza Doutorado no programa da PECIM/ UNICAMP investigando atividade pedagógica e docente em matemática.

Citas

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Publicado

2015-11-09

Cómo citar

Godoy, E. A. de, & Almeida, A. R. de. (2015). A gestão de um sistema de ensino recontextualizada a partir do planejamento estratégico participativo. Revista De Educação PUC-Campinas, 20(2), 117–126. https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n2a2604