O ensino da linguagem escrita das crianças de cinco anos inseridas na reorganização do ensino fundamental

Autores/as

  • Thuinie Medeiros Vilela Daros Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Armando Daros Júnior Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v17n1a251

Palabras clave:

Crianças, Ensino, Ensino fundamental de nove anos, Linguagem escrita

Resumen

Este artigo trata do processo de consolidação do Ensino Fundamental de nove anos na rede pública de ensino de Foz do Iguaçu, estado do Paraná, e põe em questão as peculiaridades da inserção das crianças com cinco anos de idade. A pesquisa teve como foco verificar os encaminhamentos pedagógicos acerca do ensino da linguagem escrita nas classes de primeiro ano das escolas públicas entre 2009 e 2010. Como resultado aponta-se para a prevalência dos métodos tradicionais nas atividades de ensino, embora os documentos orientadores oficiais tragam no seu bojo a necessidade de uma metodologia que supere a mera readequação da antiga divisão à nova. Os episódios analisados neste trabalho fizeram parte dos procedimentos metodológicos organizados em duas etapas inter-relacionadas: pesquisa de campo e revisão bibliográfica/documental ancorada nos pressupostos da Teoria histórico-cultural.

 

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Biografía del autor/a

Thuinie Medeiros Vilela Daros, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Programa de Mestrado em Educação. R. Universitária, 2069, Sala 85, Bairro Universitário, 85819-110, Cascavel, PR, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: T.M.V. DAROS. E-mail: <thuinie@hotmail.com>.

Armando Daros Júnior, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestrando, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Programa de Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteira. Foz do Iguaçu, PR, Brasil.

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Publicado

2012-06-22

Cómo citar

Daros, T. M. V., & Daros Júnior, A. (2012). O ensino da linguagem escrita das crianças de cinco anos inseridas na reorganização do ensino fundamental. Revista De Educação PUC-Campinas, 17(1), 65–76. https://doi.org/10.24220/2318-0870v17n1a251

Número

Sección

Seção Temática: O Ensino Fundamental de Nove Anos