Brincadeiras, atividades e interações das crianças do primeiro ano do ensino fundamental

Autores/as

  • Susana Inês Molon Universidade Federal do Rio Grande
  • Alana Soares Albuquerque Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v17n1a250

Palabras clave:

Brincadeiras, Formação continuada de professoras, Primeiro ano do Ensino Fundamental, Pesquisa com crianças

Resumen

Este artigo apresenta os resultados da pesquisa “As crianças de seis anos no Ensino Fundamental de nove anos: atividades, diálogos, brincadeiras, imaginação e interações sociais no contexto de ensinar e aprender”, que tem como objetivo compreender como as crianças de seis anos estão vivendo e experimentando a infância no contexto de ensinar e aprender. A pesquisa é de cunho qualitativo e se dá sob a orientação da abordagem sócio-histórica. A investigação foi realizada em oito turmas de primeiro ano de uma escola municipal da cidade do Rio Grande no estado do Rio Grande de Sul, por meio de observações em sala de aula e no contexto escolar, registradas em diários de campo, e de entrevistas semiestruturadas com 41 crianças de quatro turmas. As análises dos dados evidenciam que as crianças gostam de brincar na sala de aula, que o lúdico e as diferentes linguagens estão sempre presentes nas práticas pedagógicas e que a formação continuada das professoras é fundamental para compreender essa nova modalidade de ensino.

 

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Biografía del autor/a

Susana Inês Molon, Universidade Federal do Rio Grande

Professora Doutora, Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental. Av. Itália, km 8, Carreiros, 96201-900, Rio Grande, RS, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: S.I. MOLON. E-mail: <susana.molon@furg.br>.

Alana Soares Albuquerque, Universidade Federal do Rio Grande

Acadêmica, Bolsista de Iniciação Científica, Universidade Federal do Rio Grande, Curso de Psicologia. Rio Grande, RS, Brasil.

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Publicado

2012-06-22

Cómo citar

Molon, S. I., & Albuquerque, A. S. (2012). Brincadeiras, atividades e interações das crianças do primeiro ano do ensino fundamental. Revista De Educação PUC-Campinas, 17(1), 55–63. https://doi.org/10.24220/2318-0870v17n1a250

Número

Sección

Seção Temática: O Ensino Fundamental de Nove Anos