Análise do juizo moral emitido por estudantes de pedagogia

Autores/as

  • Sandra Maria da Silva Sales Oliveira
  • Sônia Lúcia Andere Teixeira
  • Benedito Marcílio Magalhães
  • Joelma Pereira de Faria

Palabras clave:

Formação de Professores, Curso de Pedagogia, Juízo Moral

Resumen

Este trabalho teve como objetivo verificar qual o tipo de raciocínio moral é usado pelos estudantes do curso de Pedagogia da UNIVÁS – Universidade do Vale do Sapucaí (MG). Para isso solicitou-se aos alunos que respondessem às questões propostas no “dilema de Heinz”, proposto por Kohlberg (1984). Participaram da pesquisa 88 graduandos com idade compreendida entre 18 e 48 anos, de ambos os sexos. Dos 88 alunos, 15 alunos cursam o primeiro ano de Pedagogia, 29 alunos o segundo ano, 16 alunos o terceiro ano e 28 alunos no 4º ano. Os sujeitos foram classificados de acordo com os níveis de desenvolvimento moral segundo Kohlberg (1984). Os resultados revelaram que os sujeitos encontram-se nos três níveis, sendo que a maioria (63,6%) encontra-se no nível II. Pôde-se concluir que há a necessidade de trabalhar o desenvolvimento moral dos alunos do curso de Pedagogia no sentido de que adquiram o nível III e desenvolvam a autonomia moral para melhor se colocarem no campo profissional em benefício de seus futuros alunos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ARAÚJO, Valéria A. A. Modelos organizadores na resolução de Dilemas Morais: um estudo intercultural com estudantes brasileiros e catalães. Dissertação de mestrado. Universidade de Barcelona, Barcelona, 1998.

DE LA TAILLE, Yves Prefácio à edição brasileira. In: PUIG, J.M. A construção da personalidade moral. São Paulo: Ática, 1998.

DIAZ-AGUADO, M. J. Educación y razonamiento moral. Bilbao: Ediciones Mensajero, 1994.

FREITAG, Barbara. Itinerários de Antígona: a questão da moralidade. Campinas: Papirus, 1992.

LUKJANENKO, Maria de Fátima Silveira Polesi. Um estudo sobre a relação entre o julga- mento moral do professor e o ambiente escolar por ele proporcionado. Dissertação de mestrado, Campinas, FE/UNICAMP, 1995.

KANT, Immanuel. Os pensadores: Crítica da razão pura. São Paulo: Abril Cultural, 1974.

KOHLBERG, Lawrence The development of children’s orientations toward a moral order – Sequence in the development of moral thought. Vita Humana, 6: 11-33, 1963.

KOHLBERG, Lawrence. The psychology of moral development. In: Essays on moral development. Vol. 2, São Francisco: Harper and Row, 1984.

PIAGET, Jean. O juízo moral na criança. São Paulo: Mestre Jou, 1977 (ed. orig. 1932).

RAMOZZI-CHIAROTTINO, Zélia. Em busca do sentido da obra de Jean Piaget. São Paulo: Ática, 1984.

REDDEN, J. D. e RIAN, F. A. Filosofia da Educação. Rio de Janeiro: Agir, 1974.

Publicado

2005-11-30

Cómo citar

Oliveira, S. M. da S. S., Teixeira, S. L. A., Magalhães, B. M., & Faria, J. P. de. (2005). Análise do juizo moral emitido por estudantes de pedagogia. Revista De Educação PUC-Campinas, (19). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/238

Número

Sección

Artigo de Pesquisa