Educação para o alívio da pobreza: novo tópico na agenda global

Autores/as

  • Olinda Evangelista
  • Eneida Oto Shiroma

Palabras clave:

Educação, Produtividade, Qualidade, Competitividade

Resumen

No presente trabalho discutem-se os discursos sobre a educação no início dos anos 1990, quando predominam os conceitos de produtividade, qualidade, competitividade, eficiência e eficácia, comparando-os com os do final da década: justiça social, coesão social, inclusão, empowerment, oportunidade e seguridade. Da política da “Educação para a competitividade” emigrou-se para a “Educação para o combate à pobreza”. Realizamos uma catalogação e análise dos documentos divulgados pelo Banco Mundial e pela Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura privilegiando a política para a América Latina e o Caribe. Elevar a qualificação média dos trabalhadores e assegurar o controle sobre eles, para conter o risco de uma rebelião por parte daqueles que sofrem os efeitos danosos da globalização. A educação foi concebida como redentora, solução de problemas econômicos e aliada à solução dos conflitos.

Diferentes aspectos dos discursos anteriores como os de capital humano e gestão da qualidade são restituídos na perspectiva de inversão individualizada para a empregabilidade, abandonando-se o ideário da economia nacional. Destacam-se discursos relacionados aos indigentes e sugestões para “escutar a voz dos pobres” e atender a “população de risco”. Apela-se para a noção de capital social e de educação para a assistência e inclusão social dos empobrecidos. Nossa hipótese é a de que este discurso busca concretizar-se pelas vias da empregabilidade, da educação da criança e da política.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AGUIAR, M.; ARAÚJO, C. H. Bolsa-escola: educação para enfrentar a pobreza. Brasília: UNESCO, 2002.

BANCO MUNDIAL. Relatório sobre o Desenvolvimento Mundial. Pobreza. Washington, DC: Banco Mundial, 1990.

BANCOMUNDIAL.Lavozdelospobres.2000a. Disponível em: <http://www.worldbank.org/ povertytspanish/voices/>. Acesso em: 1O Jul. 2004.

BANCO MUNDIAL. Relatório sobre o Desenvolvimento Mundial. 2000/2001. Washington, DC: Banco Mundial. Disponível em: <http://www.worldbank.org/poverty/ wdrpoverty/report/Poroverv.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2004.

CENTRO DE INVESTIGACIÓN PARA LA PAZ. Las claves de los conflictos. La pobreza. 2004. Disponible en: <http://www.fuhem.es/ CIP/pobreza.htm>. Acceso en: 20 Jul. 2004.

COMISSÃO ECONÔMICA PARA AMÉRICA LATINA E CARIBE/ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÔES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO,

A CIÊNCIA E A CULTURA. Educación y conocimiento: eje de la transformación productiva con equidad, Santiago do Chile. 1992.

CORAGGIO, J. L. Desenvolvimento humano e educação. São Paulo: Cortez, 1996.

CORREIA, J. A. Da educação tecnológica ao ensino profissional-os mitos dos discursos vocacionalistas. A Página da Educação, a.9, n.94, 2000, Set., p.7.

DALE, R. Globalização e educação: demonstrando a existência de uma cultura educacional mundial comum ou localizando uma agenda globalmente estruturada para a educação. Educação, Sociedade e Culturas. n.16, p.133-169, 2001.

HAFFNER, J. A. H. CEPAL: uma perspectiva sobre o desenvolvimento latino-ameriano. Porto Alegre: Edipucrs, 1996.

LEVITAS, R. The inclusive society? Social exclusion and New Labour. London:Macmillan Press Ltd, 1998.

MESA, M. Otras formas de cooperar: presión política y educación. Site CIP - Centro de lnvestigación por la Paz. 2004. Disponible en: <http://www.cip.fuhem.es/ECUCA/artref.html>. Acceso en: 2 Ago. 2004.

RAHNEMA, M. La pauvreté. L' Encyclopédie de L' Agosto. 2003. Dlsponible en: <http://agora.qc.ca/reftext.nsf/Documents/Pauvrete>. Acceso en: 25 Jul. 2004.

ROBERTSON, S. Iludindo e configurando a economia do conhecimento. A página da Educação, n.119, a.12, janeiro, p.7.

SHIROMA, E.O.Aoutrafaceda inclusão.Teias, Rio de Janeiro, n.3, p.29-37, 2002.

SHIVA, V. Abrazar la vida. Mujer, ecología y desarrollo. Madrid: Horas y Horas, 1995.

TOMÁS, R. Concepto y medición de la pobreza. Site Experimentyal Urbà, Barcelona/ES. 1997. Disponible en:

//www.cccbxama n.ora/pobreza/concepto/>. Acceso en: 28 Jul. 2004.

TORTOSA, José Maria. Violencia y pobreza: uma relación estrecha. Papeles, n.50 p.31-38, 1994.

Publicado

2006-06-30

Cómo citar

Evangelista, O., & Shiroma, E. O. (2006). Educação para o alívio da pobreza: novo tópico na agenda global. Revista De Educação PUC-Campinas, (20). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/220

Número

Sección

Artículos