Henri Wallon: leitor de Rousseau

Autores/as

  • Regina Taam

Palabras clave:

Henri Wallon, Rousseau, Educação Nova, Pedagogia Progressista

Resumen

O trabalho que apresentamos integra a pesquisa “O pensamento pedagógico de Henri Wallon. Educação e Marxismo”. Analisamos a leitura que Wallon fez de “Emilio ou da Educação”, de Rousseau, para o qual escreveu uma introdução, na edição de 1958. Buscamos capturar os elementos progressistas e as contradições do Grupo Francês de Educação Nova (GFEN), presidido por Wallon. As críticas feitas a “Emilio” evidenciam a aprovação à psicologia de Rousseau, exceto quando trata do feminino, e o reconhecimento de que os contrastes, paradoxos e as antíteses, que marcam o pensamento rousseauniano, evidenciam um “espírito dialético”, ao qual Wallon rende homenagens. Por outro lado, o lugar atribuído à sociedade, na obra em questão, e a proposta de uma educação fortemente individualista são o ponto de ruptura entre a pedagogia burguesa, que Wallon encontrou em “Emilio”, e que criticou em muitos escolanovistas, e a pedagogia progressista, cujas bases apresentam-se, cabalmente, no texto de Wallon que analisamos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

CAPRILES, René. Makarenko: o nascimento da pedagogia socialista. São Paulo: Scipione, 1989.

DOMMANGET, M. Os grandes socialistas e a educação. Braga: Publicações Europa-América, 1974.

JALLEY, Émile. Psychologie et Dialectique: textos de Henri Wallon. Posfácio. Paris: Édition Messidor, 1990, p.189-241.

JALLEY, Émile. Wallon, Lecteur de Freud et Piaget. Paris: Éditions Sociales, 1981.

JAKOBSON, P. Psicologia de nos sentimientos. Montivideo: Pueblos unidos, 1959.

MANACORDA, Mário. História da Educação. São Paulo: Cortez, 2000.

OLIVEIRA, Anne,M.M. Célestin FREINET: raízes sociais e políticas de uma proposta pedagógica. Rio de Janeiro: Escola de Professores, 1995.

PIAGET, Jean. Posfácio. In: ZAZZO, R. Psychologie et Marxisme. Paris: Denoel/Gonthier, 1975, p.169-181.

SNYDERS, Georges. Pédagogie Progressiste. Paris: PUF, 1975.SNYDERS, Georges. En quel sens parler aujourd´hui d´une pédagogie wallonienne? Rev. Enfance, n.5, 1979, p.393-397.

TAAM, Regina. Pelas Trilhas da Emoção. Maringá: EDUEM, 2004.

TRAN-THONG. Stades et concept de stade de développement de l´enfant dans la psychologie contemporaine. Paris: J.Vrin, 1992.

WALLON, Henri. Introduction à l´Émile, de Jean Jacques Rousseau. Paris: Édition Sociales,1958.

WALLON, Henri. Psicologia e Educação da Infância. Lisboa: Editorial Estampa,1975.

WALLON, Henri. Prefácio. In: MERANi, A. A psicologia infantil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1972.

WALLON, Henri. Psychologie et Technique. In: À la Lumière du Marxisme, Paris: :Éditions Sociales, 1937, p.128-1151. (Obra coletiva do Círculo da Rússia Nova)

WALLON, Henri. Introdução. Vivre à Decroly. Casterman, 1979, p.11-22. (Obra coletiva) ZAZZO, René. Psychologie et Marxisme. Paris: Denoel/Gonthier, 1975.

Publicado

2007-11-30

Cómo citar

Taam, R. (2007). Henri Wallon: leitor de Rousseau. Revista De Educação PUC-Campinas, (23). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/170

Número

Sección

Artículos