FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

Autores/as

  • Sergio LORENZATO

Palabras clave:

Formação de Professores de Matemática, Formação Inicial e Continuada, Reprovação em Matemática

Resumen

Os índices de reprovação escolar em Matemática sempre foram elevados no Brasil. Nossos representantes em competições internacionais têm apresentado desempenhos péssimos e, nas avaliações nacionais, não têm sido bons os resultados conseguidos por nossos alunos. Estas constatações têm como provável causa a relação Matemática/Escola, na qual o professor desempenha um importante papel. A formação matemática de muitos deles mostra que cursos de licenciatura demandam mudanças e que mudanças ainda maiores demanda a formação, em Matemática, do professor de 1 ª a 4ª série do Ensino Fundamental; por sua vez, na Educação Infantil, as atividades referentes à percepção matemática devem estar fortemente presentes na sala de aula. Enfim, a formação inicial dos professores responsáveis pela aprendizagem da Matemática clama por um redimensionamento. Além disso, a educação continuada precisa ser mais valorizada, tanto pelo professor como pelas Secretarias de Educação. Nos tempos atuais, não basta o diploma; o ritmo alucinante das novidades na arte de educar exige do professor um constante aperfeiçoamento. Este, em si, já é um bom motivo para que o professor seja mais valorizado e apoiado pelas autoridades educacionais e pela própria sociedade, do que ele tem sido.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2005-06-30

Cómo citar

LORENZATO, S. (2005). FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA . Revista De Educação PUC-Campinas, (18). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/12196

Número

Sección

Artículos