O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária: uma reflexão no âmbito das políticas de formação de educadores

Autores

  • Mauro Garcia de Melo Universidade da Amazônia, Departamento de Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Administração https://orcid.org/0000-0003-4087-7416
  • Luciana Rodrigues Ferreira Universidade da Amazônia, Departamento de Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Gestão de Conhecimentos para o Desenvolvimento Socioambiental https://orcid.org/0000-0002-7043-0765
  • Rosecelia Moreira da Silva Castro Universidade da Amazônia, Departamento de Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Gestão de Conhecimentos para o Desenvolvimento Socioambiental https://orcid.org/0000-0001-8382-8636
  • Seidel Ferreira dos Santos Universidade do Estado do Pará, Centro de Ciências Naturais e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Recursos Naturais e Sustentabilidade da Amazonia https://orcid.org/0000-0001-6049-1188

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5353

Palavras-chave:

Educação do campo, Gestão participativa, Movimentos sociais

Resumo

 

Este artigo objetiva identificar a participação no contexto das inter-relações do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária e dos movimentos sociais do campo, a fim de analisar o papel da gestão participativa na seleção e a implementação dos projetos desenvolvidos nesse processo, baseado nas premissas e demandas sociais do campo no contexto das lutas dos movimentos sociais, mediado por uma política de estado do Pará. A metodologia se desenha como estudo exploratório de abordagem qualitativa, utilizando-se como procedimentos metodológicos: (a) observação; (b) diário de campo; e (c) pesquisa tipo survey. O trabalho de campo foi realizado nas reuniões dos movimentos sociais e do Conselho Regional da Reforma Agrária do estado do Pará. Nos resultados, evidenciaram-se duas dimensões que se articulam com a gestão participativa. A primeira se articulou com a formulação bottom up, na qual se verificou que os projetos de cursos implementados no programa partem das intervenções diretas de movimentos sociais que participam desde a elaboração até o acompanhamento, sendo o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra o partícipe mais ativo. A segunda se refere à garantia de direitos sobre a qual os sujeitos participantes passam a demonstrar, nos últimos três anos, múltiplas dificuldades na efetivação do planejamento das propostas de curso, com queda no repasse de recurso e modificação da agenda governamental.

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Publicado

2022-12-06

Como Citar

Melo, M. G. de ., Ferreira, L. R., Castro, R. M. da S. ., & Santos, S. F. dos. (2022). O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária: uma reflexão no âmbito das políticas de formação de educadores. Revista De Educação PUC-Campinas, 27, 1–16. https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5353

Edição

Seção

Artigos