Trajetórias escolares no Ensino Médio Integrado: uma análise da atribuição de sentidos de jovens estudantes por meio da história oral temática | School trajectories in integrated High School Education: An analysis of the attribution of meanings of young students through thematic oral history

Authors

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4581

Keywords:

Desistência escolar. Ensino Médio Integrado. Jovens. Trajetórias escolares.

Abstract

Este artigo se insere na problemática dos desafios atuais do Ensino Médio brasileiro no que concerne à relação distanciada de muitos jovens frente à escola, marcada por tensão e altos índices de desistência dos estudantes. Nesta pesquisa entrevistamos 11 estudantes do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul - Coxim, dos quais 4 foram selecionados para este artigo. A instituição foi selecionada por apresentar boa infraestrutura, docentes com alto nível de escolaridade e, em contraponto, altos índices de desistência escolar. O objetivo do estudo foi conhecer as trajetórias escolares dos jovens estudantes, bem como analisar os sentidos atribuídos à experiência escolar no Ensino Médio Integrado da instituição. As narrativas foram analisadas de forma descritiva, com base na metodologia da História Oral Temática, através da qual se estabeleceu um diálogo entre as falas dos estudantes e os interlocutores teóricos. Entre os estudantes desistentes, pôde-se observar a dificuldade de conciliação entre escola e trabalho, o desejo da independência financeira, a timidez e o excesso de reprovações. Também se observou trajetórias de êxito de estudantes ligados a iniciativas de ensino diferenciadas, embora com o reconhecimento do cansaço gerado pelas atividades escolares. Os resultados sinalizam a necessidade de ouvir e reconhecer as particularidades dos estudantes do Ensino Médio.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Tânia Regina Zimmermann, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1992), mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), doutorado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010) com créditos concluídos pela Universidade de Heidelberg (Alemanha) e estágio de pós-doutorado pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul no curso de História e no Mestrado em Educação. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: violência, mulheres, relações de gênero, ensino de história, intersubjetividades e literatura.

Anselmo Silva Socorro, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2008). Especialista em Docência para o Ensino Superior pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS (2010). Especialista em Psicopedagogia pelas Faculdades Integradas de Paranaiba - FIPAR (2012). Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS, Unidade Paranaíba/MS (2017).

References

Abrantes, P. Identidades juvenis e dinâmicas de escolaridade. Sociologia: Problemas e Práticas, n.42, p.93-115, 2003.

Azevedo, M.A.; Silva, C.D.; Medeiros, D.L.M. Educação Profissional e Currículo Integrado para o Ensino Médio: elementos necessários ao protagonismo juvenil. Holos, v.4, n.31, p.77-82, 2015.

Brasil. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Congresso Nacional, 1996.

Brasil. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n° 466, de 12 de Dezembro de 2012. Brasília: Conselho Nacional de Saúde, 2012.

Brenner, A.K.; Carrano, P.R. Os sentidos da presença dos jovens no Ensino Médio: representações da escola em três filmes. Educacão e Sociedade, v.35, n.129, p.1223-1240, 2014.

Castro, J.P.M. Protagonismo juvenil e os novos modelos de políticas públicas. In: Reunião Brasileira de Antropologia: Desigualdade na diversidade, 26., 2008, Porto Seguro. Anais [...]. Brasília: ABANT, 2008. Disponível em: http://www.portal.abant.org.br/2013/07/06/anais-26-rba/. Acesso em: 10 maio 2018.

Charlot, B. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2014.

Corti, A.P. Uma diversidade de sujeitos: juventude e diversidade no Ensino Médio. Salto Para o Futuro: Juventude e Escolarização: Os Sentidos do Ensino Médio, ano 19, n.18, p.12-15, 2009.

Dayrell, J. O aluno do Ensino Médio: o jovem desconhecido. Salto Para o Futuro: Juventude e Escolarização: Os Sentidos do Ensino Médio, ano 19, n.18, p.16-23, 2009.

Dayrell, J.; Carrano, P. Juventude e Ensino Médio: quem é este aluno que chega à escola. In: Dayrell, J.; Carrano, P.; Maia, C.L. (org.). Juventude e Ensino Médio. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014. p.101-133.

Delgado, L.A.N. História oral: memória, tempo, identidades. São Paulo: Autêntica, 2007.

Freire, P. Pedagogia da autonomia. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Guerra, 1987.

Gonzalez Rey, F.L. Sujeito e subjetividade: uma aproximação histórico-cultural. São Paulo: Thomson Learning, 2003.

Groppo, L.A. Dialética das juventudes modernas e contemporâneas. Revista de Educação do Cogeime, v.13, n.25, p.9-22, 2004.

Krawczyk, N. (org.). Sociologia do Ensino Médio: crítica ao economicismo na política educacional. São Paulo: Cortez, 2014.

Meihy, J.C.S.B.; Holanda, F. História oral: como fazer, como pensar. São Paulo: Contexto, 2017.

Penatieri, G.R.; Falcão, C.R.; Martinez, S.A. Ao final da Educação Básica: o que pensam os alunos sobre suas escolarizações, suas juventudes e seus projetos. Educacão em Foco, v.16, n.2, p.117-139, 2012.

Penatieri, G.R.; Rodrigues, C.M. Vivências e perspectivas de jovens alunos de Escolas Públicas de Ensino Médio. In: Simpósio Internacional sobre Juventude Brasileira, 5., 2012, Recife. Anais Eletrônicos [...]. [S.l.]: Unicap, 2012. Disponível em: http://www.unicap.br/jubra/wp-content/uploads/2012/10/TRABALHO-154.pdf. Acesso em: 1 jun. 2018.

Pereira, S.; Reis, R. Olhares cruzados sobre ser jovem e estudante do Ensino Médio: contextos, experiências e reflexões. Eccos, n.35, p.157-172, 2014.

Reis, R. Experiência escolar de jovens/alunos do Ensino Médio: os sentidos atribuídos à escola e aos estudos. Educação e Pesquisa, v.38, n.3, p.637-652, 2012.

Schlickmann, V. Sentidos da experiência escolar de jovens estudantes de Ensino Médio da cidade de Caxias do Sul: um olhar crítico em relação à escola. In: Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul – Anped/Sul, 9., 2012, Caxias do Sul. Anais [...]. Caxias do Sul: Anped, 2012. p.2-17.

Souza, E.O.; Reis, R.; Santos, J.M.C.T. Identidades juvenis e experiência escolar no Ensino Médio. Holos, v.4, n.31, p.3-17, 2015.

Sposito, M.P.; Galvão, I. A experiência e as percepções de jovens na vida escolar na encruzilhada das aprendizagens: o conhecimento, a indisciplina, a violência. Perspectiva: Revista do Centro de Ciências da Educação da UFSC, v.22, n.2, p.345-380, 2004.

Teixeira, C.; Flores, M.A. Experiências escolares de alunos do Ensino Secundário: resultados de um estudo em curso. Educação e Sociedade, v.31, n.110, p.113-133, 2010.

Published

2020-02-13

How to Cite

Zimmermann, T. R., & Socorro, A. S. (2020). Trajetórias escolares no Ensino Médio Integrado: uma análise da atribuição de sentidos de jovens estudantes por meio da história oral temática | School trajectories in integrated High School Education: An analysis of the attribution of meanings of young students through thematic oral history. Revista De Educação PUC-Campinas, 25, 1–16. https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4581

Issue

Section

O Ensino Médio no Brasil: quais possíveis rumos?