O processo de ensino e aprendizagem
Abstract
Sou professora há três décadas e tenho tido o privilégio de pa1iicipar, durante esse tempo, de todo o processo de reflexão e de ação que tem reformulado a educação brasileira. Desde muito cedo, aos 16 anos, quando ministrei minha primeira aula a alunos de 4ª série primária, descobri a paixão da experiência do centena sala de aula.
Downloads
References
ALVES, Rubem. Pensar. Correio Popular. Campi nas, SP, 18/2/92.
__________. Ensinar o que não se sabe. Correio Popular. Campinas, SP, 3/3/92.
AUSUBEL, D. et ai. Psicologia Educacional. 2. ed., Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
BLOOM, IIASTINGS e MADAUS. Evaluación dei Aprendizaje. vol. i., Buenos Aires: Troquei, 1975.
BRUNER, J. Uma nova teoria de aprendizagem. 2. ed., Rio de Janeiro: Bloch, s.d.
__________. Actos de significado. Madrid: Alianza edit, 1991.
CASTANHO, Maria Eugênia, CASTANHO, Sér gio. Revisitando os objetivos da educação. ln: VEIGA, lima P. Alencastro (org.). Didática: o ensino e suas relações. Campinas, SP: Papirus, 1996.
Comênio, J.A. Didáctica Magna. 3. ed., Lisboa: Fundação Calouste Gunbenkian, 1985.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido trinta anos depois. Cadernos de pesquisa, n. 88, fev. 1994.
GÓES, Maria Cecília. A natureza social do desen volvimento psicológico. CadernosCEDES n. 24, Campinas, SP: Papirus, 1991.
GUSDORF, G. Professores para quê? São Paulo: Martins Fontes, 1987.
KUPFER, M.C. Freud e a educação. São Paulo: Scipione, 1989.
NUDLER, T.B. La educación y los mecanismos ocultos de la alienación. ln: ILLICH, Ivan et ai. Crisis en la didáctica. Buenos Aires: Axis, 1975.
PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profissão docente eformação. Lisboa: Dom Quixote, 1993.
PIAGET, J. Piaget por Piaget. Texto relativo a filme gravado pelo autor, 1977 (divulgação restrita).
SHAKESPEARE, W. Romeu e Julieta. ln: MANA CORDA, M. História da educação. São Paulo: Cortez, 1989.
VIGOTSKY, L..S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989.