Professora primária: uma missionária

Authors

  • Heloísa Helena Pimenta Rocha

Abstract

O tema da responsabilidade social da pro­fessora primária, no bojo de um amplo projeto de engrandecimento nacional, tem sido inúmeras vezes reeditado pelos homens ilustra­ dos, preocupados com a inserção do país na modernidade capitalista. À afirmação da neces­sidade de repensar o Brasil, de recolocá-lo nos trilhos do progresso tem correspondido a apreensão da educação do povo como problema nacional por excelência que, uma vez resolvido, possibilitaria ao país figurar entre as nações civilizadas.

Downloads

Download data is not yet available.

References

CI IAUÍ, Marilcna S. Cultura e democracia: o dis­ curso competente e outras falas. 3. ed. São Paulo: Moderna, 1982.

COSTA, Nilson R. Estado, educação e saúde: a higiene da vida cotidiana. Cadernos Cedes,(4):5- 27, São Paulo, 1984.

FOUCA ULT, Michel. Microfisica do poder. 8. ed. Org. e trad. Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1989.

HERSCHMANN, Micael M. e PEREIRA, Carlos A. M. (org.). A invenção do Brasil moderno: medicina, educação e engenharia nos anos 20-30. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

LAMOUNIER, Bolivar. Formação de um pen­ samento político autoritário na Primeira República: uma interpretação. ln: FAUSTO, Boris (org.). O Brasil republicano. Sociedade e Instituições (/889-1930). 2. ed. São Paulo, Difel, 1978. T.111, v. 2. (História Geral da Civilização Brasileira).

MARQUES, Vera B. A medicali=ação da raça.· médicos, educadores e discurso eugênico. Campinas: Er.1tora da UNICAMP, 1994.

MONARCHA, Carlos. A reinvenção da cidade e da multidão: dimensões da modernidade brasileira: a Escola Nova. São Paulo, Cortez/Autores Asso­ ciados, 1990.

NORONHA, Olinda M. A constituição da classe trabalhadora na Primeira República (1889- 1930): a produção da noção ideológica de tra­ balho e educação. Pro-Posições, (2):30-35, Campinas, jul. 1990.

PAIVA, Vanilda P. Educação popular e educação de adultos. São Paulo: Loyola, 1983.

RAGO, Margarcth. Do cabaré ao lar: a utopia da cidade disciplinar: Brasi1 1890-1930. Rio de Ja­ neiro: Paz e Terra, 1985.

ROCHA, Heloísa Helena P. Imagens do analfa­ betismo: a educação na perspectiva do olhar médico no Brasil dos anos 20. Dissertação de Mestrado, Campinas, FE-UNICAMP, 1995.

TORRES, João Carlos B. Figuras do Estado Mo­ derno. Representação política no Ocidente. São Paulo: Brasiliense; Brasília, CNPq, 1989.

fontes primárias

ANAIS da Academia de Medicina do Riode Janeiro. 1896-1916.

BOLETIM da Academia de Medicina do Rio de Janeiro. 1920-1934.

COUTO, Miguel. As a/locuções do presidente da Academia de Medicina. Rio de Janeiro: Typ. Besnard Freres, 1923.

__________.No Brasil só ha um problema nacional - a educação do povo. Rio de Janeiro: Typ. do Jornal do Commercio, 1933.

__________. Medicina e cultura. Rio de Janeiro: Os- car Mano & Cia., 1937. v. 3.

Published

1997-07-31

How to Cite

Rocha, H. H. P. (1997). Professora primária: uma missionária. Revista De Educação PUC-Campinas, 1(2). Retrieved from https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/452

Issue

Section

Articles