História da Educação Agrícola no Brasil: educação do campo versus educação ruralista | The History of Agricultural Education in Brazil: Countryside education versus landholder education

Authors

  • Rodrigo Sarruge Molina Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n3a4394

Keywords:

Educação do campo, Formação de professores, História da educação, Políticas públicas em Educação.

Abstract

O objetivo desta pesquisa foi discutir a docência e a educação no meio rural brasileiro à luz da História, evidenciando projetos antagônicos que disputaram a hegemonia educacional e produtiva no campo. Resultante das pesquisas de pós-doutorado, a análise é amparada na teoria e na metodologia materialista histórica dialética e está inserida na área de Fundamentos
da Educação e de suas subáreas: “História da educação” e da “Educação do campo”. O principal resultado do estudo aponta um dualismo histórico e estrutural da Educação Agrícola brasileira, em que a classe dominante ruralista impôs dois projetos: de um lado, uma educação elitista mais teórica, gerencial e de capatazia destinada aos filhos dos fazendeiros e aos seus gerentes; e, de outro, uma educação mais prática, “proletária” e alienada aos trabalhadores “braçais” agrícolas, o que refletiu na formação de professores e nos sistemas educacionais. Hoje, o meio rural conta com uma inovação, a “educação do campo”, que propõe romper com esse dualismo histórico por meio de uma solução libertadora, a qual defende os interesses dos “povos da terra”; nessa perspectiva, os camponeses, os ribeirinhos, os caiçaras, os indígenas e os demais trabalhadores rurais são os protagonistas de seu futuro.

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Author Biography

Rodrigo Sarruge Molina, Universidade Federal do Maranhão

Universidade Federal do Maranhão, Curso de Ciências Humanas-Sociologia, Área de Fundamentos da Educação.

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Published

2019-10-23

How to Cite

Molina, R. S. (2019). História da Educação Agrícola no Brasil: educação do campo versus educação ruralista | The History of Agricultural Education in Brazil: Countryside education versus landholder education. Revista De Educação PUC-Campinas, 24(3), 463–476. https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n3a4394