Aprendizagem observacional

Authors

  • João Serapião de Aguiar

Abstract

Piaget (1962 e 1975) ao discutir a forma­ção do símbolo na criança considera a imitação como necessária à adaptação, por ser um me­canismo que torna possível a interação do pen­samento entre indivíduos e, conseqüentemen­te, a constituição e aquisição das significações coletivas. Para Piaget, o comportamento imitativo de um sujeito emana de si próprio, é fruto de operação mental, de imagens internas, e depende do nível de desenvolvimento que o indivíduo se encontra. Sendo assim, a imitação não é uma mera cópia de um modelo externo.

Downloads

Download data is not yet available.

References

AGUIAR, J. S. Elaboração e Avaliação de um Programa de Jogos Recreativos Infantis para o Ensino de Conceitos a Crianças Pré-esco­lares. Tese de Doutorado apresentada à Faculdade de Educação da UNICAMP, Cam­pinas, 1996.

__________. Jogos para o Ensino de Conceitos - Leitura e Escrita na Pré-escola. 1.ed., Campinas: Papirus Editora, 1998.

BANDURA, A. Modificação do Comportamento (Principies of Behavior Modification). Trad. do original de 1969 por Eva Nick e Luciana Peotta.1.ed., Rio de Janeiro: lnteramericana, 1979.

__________. Social Learning Theory. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1977.

__________. Social Foundations of Thought and Actions. A Social Cognitive Theory. Englewood Cliffs: Prentice Hall,

HOLLE, B. Desenvolvimento Motor na Criança Normal e Retardada (Motor Development in Children Normal and Retarded). Trad. do original de 1976 por Sérgio A. Teixeira. 1.ed., São Paulo: Editora Maneie Ltda., 1979.

KLAUSMEIER, H. J. e GOODWIN, W. Manual de Psicologia Educacional -Aprendizagem e Capacidades Humanas (Learning and Human Abilities Educacional Psychology ). Trad. do original de 1975 por Maria Célia Teixeira Azevedo de Abreu. 1.ed., São Pau­lo: HARBRA, 1977.

PIAGET, J. Play, Dreams and lmitation in Childhood. New York: W.W. Norton. 1962.

PIAGET, J. A Formação do Símbolo na Crian­ça - Imitação, Jogo e Sonho, Imagem e Representação. (La Formation du Symbole chez L' enfant- lmitation, Jeu et Rêve, lmage et Représentation). Trad. do original de 1964 por Álvaro Cabral e Christiano Monteiro Oiticica. 2.ed., Rio de Janeiro: Zahar Edito­res, 1975.

PÚBLIO, N. S. e outros. Efeitos da Demonstra­ção e Instrução Verbal na Aprendizagem de Habilidades Motoras da Ginástica Olímpica. Revista Paulista de Educação Física, 9 (2): 111-124, 1995 .

RAPPAPORT ,c. R.; FIORl,W.R. e DAVIS, e .. Psicologia do Desenvolvimento (A Idade Pré-escolar). Volume 3. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária Ltda, 1981.

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente (Mind in Society- The Development of Higher Psychological Processes). Trad. do original s/d pelo Grupo de Desenvolvimento e Rit­mos Biológicos do Departamento de Ciên­cias Biomédicas da USP. 3.ed., São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora Ltda., 1989.

Published

1998-11-30

How to Cite

Aguiar, J. S. de. (1998). Aprendizagem observacional. Revista De Educação PUC-Campinas, 3(5). Retrieved from https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/438

Issue

Section

Articles