Ver filmes, dizer educação, olhar cultura

Authors

  • Carlos Henrique Albuquerque Miranda

Abstract

Como entendemos as imagens em movi­mento, a linguagem das imagens e sons? Quais são nossas escolhas estéticas e políticas? A que temos acesso, e o que podemos selecionar para o trabalho educacional? Por que? Quais são as nossas necessidades em relação à estes produtos da cultura?
Imagens e sons tornaram-se recursos di­dáticos e políticas oficiais para melhoria do ensino. Pretendemos refletir sobre o que estamos assistindo, para entender a imagem na educação e, também, a política de formação continuada do atual governo federal.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALMEIDA, Milton José de. Imagens e sons: a nova cultura oral. São Paulo: Cortez Ed., 1994, v.32.

__________. Anotação para o estudo da linguagem das imagens e sons na cultura atual. Cong. Ensino de História, SP, USP, mimeo, 1996.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. Magia e técnica, arte e política. São Paulo, Brasiliense, 1993, vol.1.

BOSI, Alfredo. Fenomenologia do Olhar. ln NOVAES, Adalto ... [et ai.]. O Olhar. SP: Cia das Letras, 1988.

CANETTI, Elias. Massa e Poder. São Paulo: Melhoramentos, 1960 Edit. Universidade de Brasília, 1986.

ECO, Umberto.Apocalípticos e Integrados. São Paulo: Perspectiva, 1974.

GAGNEBIN, Jeanne Marie.Benjamin:os cacos da história. São Paulo: Brasiliense, 1982 (Coleção Encontro Radical).

GAGNEBIN, Jeanne Marie. História e Narração em W. Benjamin. São Paulo: Perspectiva: Campinas, SP: Edit. da UNICAMP, 1994.

Published

1998-11-30

How to Cite

Miranda, C. H. A. (1998). Ver filmes, dizer educação, olhar cultura. Revista De Educação PUC-Campinas, 3(5). Retrieved from https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/433

Issue

Section

Articles