A autorregulação da aprendizagem: formação de docentes e discentes no contexto educacional | Self-regulated learning: Teacher training and student’s education in the school context

Authors

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n3a4326

Abstract

A seção temática “A autorregulação da aprendizagem: formação de docentes e discentes no contexto educacional” tem por objetivo disseminar e tematizar o aporte teórico e as pesquisas que abordam o assunto, relevante tanto para a comunidade científica como para os profissionais que atuam diretamente na escola.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jussara Cristina Barboza Tortella, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Educação. R. Professor Doutor Euryclides de Jesus Zerbini, 1516, Parque Rural Fazenda Santa Cândida, 13087-571, Campinas, SP, Brasil.

Pedro Rosário, Universidade do Minho

Universidade do Minho, Escola de Psicologia, Departamento de Psicologia Aplicada. Braga, Portugal.

Soely Aparecida Jorge Polydoro

Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Departamento de Psicologia Educacional. Campinas, SP, Brasil.

References

Lourenço, A.A.; Paiva, M.O.A. Autorregulação da aprendizagem: uma perspectiva holística. Ciências e Cognição, v.21, n.1, p.33-51, 2016.

Maciel, A.C.M.; Souza, L.F.N.I.; Dantas, M.A. Estratégias de estudo e aprendizagem utilizadas pelos alunos do Ensino Médio. Psicologia: Ensino e Formação, v.6, n.1, p.14-32, 2015. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-2061201500010 0003&lng=pt &nrm=iso>. Acesso em: 28 maio 2018.

Pozo, J.I. Estratégias de aprendizagem. In: Coll, C.; Palacios; J. Marchesi, A. (Org.). Desenvolvimento psicológico e educação. Porto Alegre: Artes Médicas. 1996. p.176-197. (Psicologia da Educação, v.2).

Rosário, P.; Núñes, J.; González-Pienda, J. Auto-regulação em crianças sub-10: projecto sarilhos do amarelo. Porto: Porto Editora, 2007.

Zimmerman, B.J. Investigating self-regulation and motivation: Historical, background, methodological developments, and future prospects. American Educational Research Journal, v.45, n.1, p.166-183, 2008.

Zimmerman, B.J.; Schunk, D. (Ed.). Handbook of self-regulation of learning and performance. London: Routledge, 2011.

Published

2018-10-23

How to Cite

Tortella, J. C. B., Rosário, P., & Polydoro, S. A. J. (2018). A autorregulação da aprendizagem: formação de docentes e discentes no contexto educacional | Self-regulated learning: Teacher training and student’s education in the school context. Revista De Educação PUC-Campinas, 23(3), 329–336. https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n3a4326